12 anos
Segunda-feira, 29 de Agosto de 2005

Os restos mortais do Texas

1527-bl.JPG

Os restos mortais do comboio (texas). Um pedaço de linha, dois vagões de carga e lá ao fundo (dentro) acho que há uma locomotiva a carvão (o velho Texas). Neste jardim poderia também estar uma lápide “Aqui jaz o velho Texas Nascido * 1921-1989 ”

O velho Texas, já com locomotiva a diesel, fez as suas últimas viagens até Chaves em Dezembro de 1989. Percorria em linha estreita a Linha do Corgo, sendo a construção desta linha faseada por vários anos. Em 15 de Maio de 1905 era inaugurado o primeiro troço entre Régua e Vila Real. Em 1907 chegou às Pedras Salgadas. Em 20 de Março de 1910 fez a sua primeira chegada a Vidago. Em 20 de Junho de 1919 chegava a Vilela do Tâmega e só em 21 de Agosto de 1921 é que fez a viagem completa da Régua a Chaves.

Entre Vila Real e Chaves existiam 8 estações e 14 apeadeiros. Entre as duas cidades percorria 41 km e demorava 2H20, ou seja fazia o percurso a uma média de 17km/h.

É por tudo isto que o velho Texas deixou saudades, principalmente o Texas a carvão. Pena é que os nossos políticos e Comissão Regional de Turismo não tivessem tido a vontade e força para manter a linha, nem que fosse como uma linha turística com locomotiva a carvão, entre Chaves e Vidago. Pena é. Mas hoje já nada há a fazer. A linha desapareceu na sua totalidade e o seu espaço, estações e apeadeiros vendidos a particulares… e era uma vez um comboio!
´
publicado por Fer.Ribeiro às 01:07
link do post | comentar | favorito
|  O que é?
2 comentários:
De Francisco Rodrigues a 6 de Setembro de 2005 às 11:44
Quando em tive a infelicidade de deixar Chaves e de vir para a zona de Lisboa. Era eu miudo vim neste comboio que era a carvão.
Quando tinhamos a sorte de visitar Chaves o percurso (ainda me lembro como se fosse hoje) era este:
Saida de Santa Apolonia: 24h20 m Chegada a Campnha cerca das 7h30m
Saida de Campnha: 9H00 chegada á Regua 11horas
Saída da Regua ás 12h30 chegada a Chaves QUANDO CALHASSE mas nunca antes das 9 horas da noite. Isto só para lembrar que aundo o comboio fazia uma média de 17 km já estava muito evoluído.


De humberto serra a 29 de Agosto de 2005 às 08:35
Por acaso, tambem acho que não tería sido má ideia, terem preservado um pequeno percurso(Vidago-Chaves, por exemplo) da Linha, para passeios turísticos. Mas quando aì estive em Junho último, reparei que pura e simplesmente a Linha desapareceu, se calhar foi um erro,paciência, já não há nada a fazer, resta-nos esse pequeno museu.


Comentar post

.Fotos Fer.Ribeiro - Flickr

frproart's most interesting photos on Flickriver

.meu mail: blogchavesolhares@gmail.com

.Junho 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
15


25
26
27
28
29
30


.pesquisar

 
ouvir-radioClique no rádio para sintonizar

 

 

El Tiempo en Chaves

.Facebook

Fernando Ribeiro

Cria o teu cartão de visita Instagram

.subscrever feeds

.favorito

. Abobeleira em três imagen...

. Solar da família Montalvã...

.posts recentes

. Calvão, Chaves, Portugal

. Freiras - Versão 3

. Discursos Sobre a Cidade

. Coisas do meu baú - A man...

. Flavienses por outras ter...

. Novidades...

. Cartas a Madame de Bovery

. Imagens frescas para dias...

. Chaves D'Aurora

. Quem conta um ponto...

. O Barroso aqui tão perto ...

. Bustelo - Chaves - Portug...

. Ilumina-me, poesia de Ant...

. O Factor Humano

. Coisas primeiras

blogs SAPO

.Blog Chaves no Facebook

.Veja aqui o:

capa-livro-p-blog blog-logo

.Olhares de sempre

.links

.tags

. todas as tags

.arquivos

. Junho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

Add to Technorati Favorites