Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2007

O Povo saiu à rua com carácter de urgências

desculpem só agora vir com a prometida reportagem, mas tal como a saúde (que nos querem roubar) também o prometido choque tecnológico ainda não chegou a minha casa, e em termos de alojamento de conteúdos a minha net arrasta-seeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee, tempo sem fim.

Mas mais vale tarde que nunca e vamos ao que interessa.

9H00 – Muito frio com temperaturas a rondar os 0ºC e a cidade mergulhada no nevoeiro, vivia a normalidade dos dias, de um dia que prometia não ser igual.

 

10H00 – Os passos das gentes nas ruas multiplicavam-se, alguns mais apressados e em todos uma certa agitação.

 

10H05 – Freiras – Individualmente ou aos magotes, centenas de pessoas começam a chegar e a encher as Freiras.

 

10H10 – As freiras estão repletas, cheias como um ovo, a rebentar pelas costuras, eu sei lá…, milhares, praí 3000, dizem os menos optimistas. À vontadinha 7 ou 8.000 pessoas, dizem os mais optimistas. Mas tal como nas greves, entre dados dos Sindicatos e do Governo, acho eu que o meio termo estará mais correcto, 5.000 pessoas, que foram crescendo e engrossando as Freiras e as Ruas da cidade.

 

 

No palco improvisado, estavam pelo menos os Presidentes das Câmaras de Chaves (PSD), Valpaços (PSD) e Montalegre (PS), bem como representantes do PSD e PS locais, e só digo isto, para que o Sr. Ministro saiba que não foi uma manifestação partidária das Câmaras Sociais Democráticas do alto Tâmega, tal como referiu nas rádios nacionais no decorrer da manifestação. Que fique a saber o Sr. Ministro, que a manifestação de Chaves, tal como as de Montalegre, Vila Pouca de Aguiar, Valpaços, Boticas e Ribeira de Pena, foram manifestações do povo, de todo o povo, que se sente roubado, revoltado e até humilhado.

O Sr. Ministro além de não conhecer as realidades do concelho de Chaves, e de todo o Alto-Tâmega, além de demonstrar a sua ignorância política quando diz não haver Câmaras Socialistas na região, mente quando diz que as negociações com os nossos autarcas foram hoje interrompidas com as manifestações, negociações que segundo os mesmos autarcas, nunca existiram.

 

 

 

Mas politiquices à parte, hoje o que interessou mesmo foi o povo que saiu à rua em protesto, povo que pode não ser letrado, nem saber de leis, ou pouco perceber de política, mas que sabe que o Hospital e as Urgências são um bem para a sua saúde, para as suas aflições, e para as aflições e saúde dos seus filhos e idosos e, foi isso, que hoje veio em peso à rua dizer. E o Sr. Ministro que cure bem a sua gripe no sofá lá de casa, com o genérico que lhe receitaram por telefone (as palavras são dele) pois o povo transmontano, pode ser pobre e até esquecido por essas Lisboas, mas não gosta que lhe tratem assim a sua saúde e quando o povo é insultado assim, começa a ficar zangado, e vem para a rua, agora uma coisa lhe garanto, o povo ainda só começou a ficar zangado, não o queira conhecer mesmo zangado, que aí, nem eu flaviense e transmontano respondo por um povo zangado à séria. Ah! Já agora uma recomendação aos senhores políticos ministeriais de Lisboa, principalmente o Ministro da Saúde, nos próximos tempos será bom que não apareçam por cá e, se o fizerem, que seja para trazer boas novas. Já agora um recado em particular para o Sr. Ministro da Saúde: - ameaças e arrogâncias, o nosso povo por cá, come-as  ao mata-bicho e não é com leite, é com aguardente, uma noz e um figo seco. Tal como dizia hoje um dos cartazes da manifestação do nosso povo: - pela nossa saúde internem o ministro com urgência.

 

 

Mas de volta ao povo das Freiras, que era tanto,  depois de desmobilizado encheu a Rua de Stª António, a Ponte Romana e a Madalena, e mesmo assim as Freiras não esvaziavam.

 

 

Após a desmobilização das Freiras, foi a confusão total.

e mais confusão

Antes de ir à confusão, e por falar em Freiras, um parênteses ou aparte ou agradecimento às Freiras da Casa de Stª Marta, principalmente à Madre Socorro e irmã Maria do Carmo por estarem presentes desde a primeira hora nesta manifestação e por me brindarem com a sua companhia até à fronteira de Vila Verde da Raia. Um bem-hajam, e elas bem sabem o jeito que dão as urgências em Chaves.

 

 

Mas estava eu a chegar à confusão total. Pois como estava previsto, chegaram os de Valpaços e os de Vila Pouca e Ribeira de Pena, uns por Auto-Estrada outros pela Nacional 2 , que juntos com os de Chaves e de Montalegre que já cá estavam, bloquearam por completo a passagem na fronteira, e na estrada, tendo-se formado bichas com mais de 10 quilómetros e até em Espanha, entre Verin e a fronteira (15 quilómetros) o trânsito parou.

 

14H00 – Regresso à normalidade dos dias, a fome assim o recomendava, e um povo com bom dente, tem que comer, pois nós comemos tudo e de tudo, só não gostamos que nos comam.

 

Para finalizar e como todas as histórias, temos que apurar a sua moral.

 

Moral da História:

 

Não brinquem, não ofendam, não humilhem, não roubem os flavienses, os barrosões, os penatos, os da terra quente e os das terras de Aguiar ou do Corgo, em suma, as gentes do Alto-Tâmega, pois são gente simples, pobre, humilde mas orgulhosa, que quando sentem a aguilhada no cú, dizem ái, e a partir de aí… com os acentos trocados,  que Deus os perdoe e que responda por eles!

 

 

 

Por isso senhor ministro da saúde, cuide a sua gripe e recomende aí ao Sócrates que em tempos tanto gostava de “passar” cá por Chaves, que se cuide também, pois a nossa saúde está doente e é contagiosa, não deixem que passe a pandemia e lembrem-se que estamos em terras onde rachar uma cabeça por um rego de água, além de uma questão de direito é uma questão de honra.

 

Não nos roubem as urgências onde as cabeças ainda podem ser cosidas para continuar a habitar estas terras, que já por natureza, são tão ingratas.

 

As melhoras ao Sr. Ministro! Cuide-se que nós também nos vamos cuidado, como podemos, tá claro!

 

Até mais logo, como sempre, em Chaves.

´
sinto-me: engrenado
publicado por Fer.Ribeiro às 22:54
link do post | comentar | favorito
|  O que é?
11 comentários:
De Célia Gomes a 22 de Fevereiro de 2007 às 00:01
Já é hora do PR abrir os olhos e ver o que se passa no País. Afinal ele diz-se presidente de todos os portugueses! Será?
Afinal o João Jardim até tem razão! >Procura-se um líder ...
De facto hoje há uma crise de identidade nacional que está a assustar-me!
Vamos acordar o Sr. Cavaco para o que se passa no Portugal de rés a lés e não só no litoral!
O mais grave é que depois as pessoas desmobilizam e o poder central, de índole ditatorial, faz o que quer! Vamos ver se o povo aprende que maiorias sempre desgraçam as nações!
Bem-hajam todos que ser irmanarem nessa luta por um direito constitucional !
Já agora... o socrates tem mesmo alguma costela transmontana?


De Chaves merece melhor a 22 de Fevereiro de 2007 às 00:13
Diz-se, dizem, é conhecido de que "passou" por Chaves, mas pelos vistos dos flavienses pouco aprendeu e está bem claro, que além dos "prazeres" que vinha procurar a Chaves, de flaviense nada tem, graças a Deus!


De J. Pereira a 22 de Fevereiro de 2007 às 01:11
Bom trabalho Fernando Ribeiro.
Ouvi o senhor ministro da saúde dizer na televisão que as negociações foram interrompidas e que esta manifestação estava a ser partidarizada.
O aspecto do senhor ministro era o de um mentiroso, fez-me lembrar aquelas crianças que quando dizem uma mentira cai-lhe um dente. Veja lá se ficou com algum.
Eu avisei, há algum tempo atrás que o que se aproxima é a desertificação do interior e houve pessoas que se riram do que eu disse, mas isto é mais séria do que parece e, ainda bem, as pessoas estão a tomar consciência do que nos querem fazer. Gostava de ver se Portugal fosse um barco, é que os veria correr para a parte mais alta, quando este estivesse a afundar-se.
As teorias deste pessoal que nos governa faz-me lembrar aqueles campos de futebol que são sempre enclinados para o mesmo lado, pois ganham sempre os mesmos e que joga a descer.
Amigos, não podemos esmorecer e não vamos dar hitóteses de gozarem e amordaçarem.
Gostava de ver o senhor doutor Manuel Delgado neste embróglio, se está do lada da gente da sua terra ou do lado dos que lhe garantem o tacho.


De Pedro Vilalão a 22 de Fevereiro de 2007 às 11:43
Força Chaves, aqui no litoral ainda há quem não renegue as origens dos seus pais e avós, e vos apoie até à morte!

CL


De J. Pereira a 22 de Fevereiro de 2007 às 14:28
Volto aqui para dizer que o senhor ministro da saúde continua a mentir.
Ó senhor ministro, olhe que é muito feio mentir.
Dizemos às nossas crianças que se deve dizer sempre a verdade, e porquê o senhor não o faz?
Veja as suas contradições:
- Os autarcas interromperam as negociações.
- Enquanto não houver estradas em condições tudo continuará assim.
- Não haverá qualquer cedência por parte do governo.

Perguntamos nós: - Qual é, afinal, a sua verdade?
Os autracas é que são prepotentes e não querem ceder?
O que é que eles têm a ceder?
Que negociações são essas?
Como é que é possível negociar com quem diz "Posso, Quero e Mando"?
Para nos darem uma auto-estrada tiram-nos tudo o que temos. E é tão pouco senhor ministro!...
Por causa da sua demência mental e teimosia, já estão a morrer pessoas nas estradas a caminho dos hospitais da sua Lisboa.
Meta a mão na consciência e não pense só no dinheiro que poderá poupar com as pensões que não pagará às pessoas que morrerem por falta de assistência!...
Olhe que um dia, quando esta região virar coutada de caça dos senhores de Lisboa, pode ser que alguém se engane e o senhor seja o primeiro javali a ser abatido, (claro que por engano e por causa das parecenças).
Estamos a começar a ficar muito zangados...


De Granjinha a 22 de Fevereiro de 2007 às 15:43
Ora vamos lá comentar as aleivosias dos politicos de Lisboa!
Disseram os politicos de Lisboa em reacção à manifestação de ontem em Chaves, que tudo irá ficar na mesma até que as acessibilidades a Chaves estejam concluídas....
Depois, Bem depois teremos que fazer reajustes, disseram lá os iluminados de Lisboa, filhos de p..apás.Temos de fechar a urgência, fechar a maternidade, já disseram que ainda não encerraram porque a auto-merda ainda não está pronta, a seguir encerram a esquadra da polícia, o tribunal, a utad, a escola da enfermagem , porque com o hospital "tipo centro de saúde", quem dá apoio à escola de enfermagem???, e depois concerteza, daqui a uns tempos "portagem" na auto-estrada, porque Chaves daqui já a pouco estará muito evoluída, pois tem todos os serviços básicos em Vial Real... só a meia hora de caminho para quem tiver bom automóvel a circular a 140 Km/h na auto-merda....
Mas segundo ouvi a justificação dada pelos membros do Governo é que é necessário dar uso à merda da auto-estrada, andamos a gastar milhões para não ser usada, é preciso dar-lhe uso, é preciso movimento da estrada, por isso os serviços têm que se concentrar em Vila Real.
Ora sim senhor aí está uma justificação....

P.S desculpem lá os excessos de linguagem mas apetecia-me mandar essa cambada toda para junto do "Cavalo do Narciso" lá para os lados de Vale de Anta.


De Jorge Romão a 23 de Fevereiro de 2007 às 01:35
Bem lembrado...O cavalo do Narciso é que lhes tratava da saúde...Até lhe vinham as lágrimas aos olhos...A natureza ainda nos vai compensar pois, com a subida do nivel das águas do mar, que já se verifica, parte do nosso pequeno país vai desaparecer, mas como estamos cá no alto ainda vamos ser a capital de Portugal e depois não queremos cá essas bestas...Que morram afogadas nas suas atitudes...Chaves a capital...Vou já acender uma fogueirita para acelerar o efeito de estufa...


De J. Pereira a 22 de Fevereiro de 2007 às 16:01
Não os mandes ò Cavalo do Narciso, porque eles até podem aproveitar e até tirar dali uns impostositos que sempre darão algum geito


De Dinis Ponteira a 22 de Fevereiro de 2007 às 19:54
Parabéns Fernando por todo este trabalho e por esta mágnifica reportagem.


De Nené Bicha a 23 de Fevereiro de 2007 às 00:09
Trinta anos à espera de acessibilidades dignas, e o resultado aí está. Não se iludam, porque isto é só o começo...Não se esqueçam que, ainda há muito pouco tempo, foi dito que o Instituo de Emprego vai para Braga...Nâo se esqueçam que, em nome duma Educação idealizada por uma qualquer "idiota", foram fechadas 39 escolas no concelho de Chaves e, como nós até gostamos bué de futebol, a ministra veio dar o pontapé de saída do (no) ano lectivo ( e o senhor "Prezidente" andou de braço dado com a dita cuja). Para o ano está previsto fecharem mais novecentas-sim-novecentas-, e o senhor "Prezidente" lá estará na primeira fila para dar o braço à sujeita, desde que venha botar figura prá tê-vê a dar mais um pontapé no cu dos flavienses. Que o dia 21-F fique na história como a data em que, mais uma vez, os flavienses foram capazes de devolver em dobro os pontapés que a arrogância lhes pretendeu dar. (Já agora: não vos parece que o ministro bebe do carrascão? O fulano deixa-se dizer cada coisa...).


De riolivre a 2 de Março de 2007 às 23:39
Parabens Fernando!
Fizeste uma reportagem espectacular acerca da defesa de uma boa causa.
Aquele abraço.
Celestino


Comentar post

.Fotos Fer.Ribeiro - Flickr

frproart's most interesting photos on Flickriver

.meu mail: blogchavesolhares@gmail.com

.Outubro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


.pesquisar

 
ouvir-radioClique no rádio para sintonizar

 

 

El Tiempo en Chaves

.Facebook

Fernando Ribeiro

Cria o teu cartão de visita Instagram

.subscrever feeds

.favorito

. Solar da família Montalvã...

.posts recentes

. Feira dos Santos - Um peq...

. Chaves D'Aurora

. De regresso à cidade com ...

. O Barroso aqui tão perto ...

. Quem conta um ponto...

. Curral de Vacas - Chaves ...

. Feira dos Santos - Um peq...

. Feira dos Santos - Um peq...

. Vivências

. Feira dos Santos - Um peq...

. Feira dos Santos - Um peq...

. Nós, os homens

. Feira dos Santos - Um peq...

. Chaves D'Aurora

. O Barroso aqui tão perto ...

blogs SAPO

.Blog Chaves no Facebook

.Veja aqui o:

capa-livro-p-blog blog-logo

.Olhares de sempre

.links

.tags

. todas as tags

.arquivos

. Outubro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Junho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

Add to Technorati Favorites