Sábado, 21 de Julho de 2007

Chaves - United Colors of Casas de Monforte

 

.

 

Chaves Rural – Casas de Monforte (1)
 
United Colors of Benetton e o mais provável é que o United Colors não seja da Benetton,  mas da feira de Chaves, pois as gentes das aldeias não vão assim muito atrás das etiquetas, preferem antes aquilo que é bom, confortável e sobretudo barato. A vida não está para brincadeiras.
 
Mas sejam da Benetton ou não, o que interessa mesmo é que haja roupa a secar nas varandas e janelas, ou seja lá onde for. É sinal de vida e de que ainda há gente para a lavar e para a vestir, coisa que já vai escasseando nas nossas aldeias, principalmente nas aldeias “difíceis” de montanha, onde tudo é um convite para partir. Casas de Monforte não é diferente das restantes aldeias de montanha, basta passar por lá para se observar que é uma aldeia envelhecida em que grande parte das casas do seu núcleo está abandonada e as poucas pessoas que por lá vivem, maioritariamente, vivem em meia dúzia de novas casas que construíram na entrada da aldeia.  
 
Casas de Monforte é um bom exemplo da aldeia típica de montanha em que os seus filhos partiram, uns para o estrangeiro e que quando regressam preferem a comodidade da cidade à da aldeia e outros porque estudaram e é nas cidades que têm os seus empregos. Filhos da terra que voltam sempre à terra quando podem, mas só de passagem, num ou outro fim-de-semana, nas férias ou no dia de festa ou de festas.
 
Casas de Monforte, como o nome indica, é uma aldeia de terras de Monforte, onde ainda uns “tantinhos” resistem e vão vivendo do amanho das terras ou da exploração de granitos da indústria lá existente, pertence à freguesia de Águas Frias e fica a 15 quilómetros de Chaves, com vistas que chegam até ao vale, terras de Barroso, terras Galegas,  e planalto de Paradela (dos fidalgos) até Mairos, com a pedra da Bolideira alí ao lado, um bocadinho acima.
 
Só a título de curiosidade é a terra de onde saiu um dos Presidentes da Câmara de Chaves do pós 25 de Abril.  
 
Até amanhã, e porque é Domingo, vamos por aí no nosso concelho de Chaves.

(1) - Em tempo: Vêr segundo post dedicado a Casas de Monforte aqui: http://chaves.blogs.sapo.pt/307041.html
´
publicado por Fer.Ribeiro às 02:21
link do post | comentar | favorito
|  O que é?
12 comentários:
De riolivre a 22 de Julho de 2007 às 00:07
Mais uma tão pertinente quão imteressante incursão pela minha freguesia.
É cada vez mais exigível uma visita ao teu blog.
Um grande abraço.
Celestino


De Dinis Ponteira a 22 de Julho de 2007 às 22:27
Uma foto magnifica cheia de colorido.


De Anónimo a 4 de Agosto de 2007 às 16:52
aqui em casas não somos uns tantinhos como se diz no texto acima escrito pelo contrario casas é um aldeia onde existe muita gente sobre tudo malta nova é uma aldeia como ja se veem poucas onde o pessoal é unido. é a melhor aldeia do concelho de chaves!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


De ratinho a 18 de Agosto de 2007 às 16:26
caro bloguista esta um pouco enganado em relação á aldeia de casas certeza que não olhou com olhos de ver porque casas e uma das aldeia do concelho de chaves onde há mais juventude de outras aldeia as crianças tem de ir para o infantário de casas .no entanto agradece se a boa vontade de escrever sobre esta bela aldeia de gente pacata humilde e trabalhadora .


De Fer.Ribeiro a 19 de Agosto de 2007 às 01:06
Não é meu hábito responder a comentários, muito menos quando são de anónimos e ratinhos, mas desta vez sinto-me na obrigação de o fazer.

Ás vezes, entrar numa aldeia de máquina fotográfica na mão, é uma autêntica incursão. Mas vou-o, e teimosamente fazendo, para dar a conhecer um pouco do nosso concelho rural, e podem crer que o faço com as melhores das intenções, embora às vezes cometa o naturais erros de falta de informação.

Conheço Casas de Monforte há mais de 20 anos, já lá fui umas boas dezenas de vezes, quase sempre sozinho e a ideia que fiz de Casas, foi por conta própria com base naquilo que observo, aliás como faço com quase todas as aldeias. No último ano desloquei à aldeia algumas vezes para tomar uma foto para o blog e quase sempre vim sem fotos e pela simples razão de que o núcleo de Casas de Monforte está moribundo, como e infelizmente, quase todas as nossas aldeias de montanha. Casas em ruínas e abandonadas a meu ver são sinal de falta de gente que as habite. Falta de gente jovem (crianças) nas ruas durante o dia, também são para mim sinal de falta de gente (residente) na aldeia e de uma população envelhecida. Mas pelos vistos estou enganado e tive o azar de nas minhas deslocações a Casas de Monforte não encontrar tanta juventude a que o anónimo e o ratinho se referem. As minhas desculpas para ambos e prometo que num destes dias volto por lá novamente, até quem sabe para ver um jogo de futebol de fim de tarde entre solteiros e casados que são tão típicos em aldeias de muita gente. Até lá, o que está escrito, está escrito. Pecado meu. Mas prometo um novo post a Casas de Monforte, não tão leviano e com argumentos documentados, entretanto seria bom, que quem defende a sua aldeia, e bem (pois eu faria o mesmo), assinasse também os seus comentários para assim eu poder saber quem são e me poder dirigir a vós para trocar umas impressões e me ensinarem e mostrarem a verdadeira aldeia, que pelos visto eu não soube ver nem mostrar.


De Anónimo a 18 de Dezembro de 2007 às 20:53
Voçe deve ter é dor de cotovelo, em escrever o k escreveu sobre casas, tomara voçe viver la.
Fique a saber que é uma aldeia muito agitada e com muita gente.
É LINDA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


De VÂNIA E AVELINA a 18 de Abril de 2008 às 00:20
Viva...
é com muito orgulho nosso encontrar fotos da nossa querida aldeia na internet. é sinal que tem um grande valor.
Queremos deixar aqui um comentário pois se conhece Casas de Monforte como diz poderia ter escrito algo mais construtivo.
Como já é de conhecimento global as aldeias do interior caminham rumo a desertificação! não é novidadede para ninguém.... mas em Casas de Monforte esse exemplo não se aplica.

A título de curiosidade, fique a saber que a nossa aldeia tem mais população que a freguesia.....

Gostariamos de ver comentários mais verdadeiros e com fontes veridicas.
Existem sim casas de aspecto rustico, no entanto são habitadas, ao contrário do que diz.

Um conselho para p blogista e para potencias visitantes:
Apareçam por lá, abordem os habitantes, pois são pessoas receptivas e acolhedoras e, que vós poderão confirmar o que nós, o anónimo e o ratinho estamos a defender.

Seria bonito se descobrisse a hoistória das raizes de Casas de Monforte e a publicasse no seu blog.

Até sempre...


De Fer.Ribeiro a 18 de Abril de 2008 às 01:47
OK!

Fica prometida mais uma visita a Casas de Monforte, e desta vez com olhos de ver ao pormenor. e com mais dados sobre a aldeia. Farei nova visita com todo o gosto, e já há muito tempo que sei que as gentes de Casas são receptivas e acolhedoras, hospitaleiras, como também há muito que tenho gente amiga natural de Casas. É bom saber que ainda há filhos da terra (jovens ao que me parece) a defende-la com tanta determinação. Fica então prometida uma nova visita e um novo post alargado com toda a informação sobre a aldeia que me seja possível recolher.

E se por acaso ofendi, peço desculpas, pois nunca foi essa a minha intenção, mas antes dar a conhecer mais uma aldeia do nosso concelho.


De Horacio Aeaújo a 17 de Julho de 2008 às 16:14
adorava ser transmontano mas sou tripeiro, por motivos profissionais lido diariamente com as GENTES TRASMONTANAS há já 15 anos , por isso conheço um pouco da realidade desta região conheço muita aldeia e esta parece me ser uma aldeia atípica pois ao contrário de muitas vê-se um contraste de construções entre o antigo e moderno,
o que me leva pensar que esta gente aposta na continuidade e dar vida a esta aldeia, depois de ler também algumas resposta ao seu comentário também constato que têm gente capaz
lutar com unhas e dentes por ela, por isso meu caro se me permite dou-lhe um conselho, quando lá voltar leve um outro olhar...




De Catarina Costa a 9 de Outubro de 2009 às 22:52
Ex.mo Sr. Fernando Ribeiro

Antes de mais parabéns pelo seu blog, em especial pela foto Colors of... pois é com saudosismo e alegria que vejo e revejo, à distancia de 500 km a casa onde nasci ...

Obrigada e bem-haja !
Catarina costa


De Casas de Monforte a 29 de Dezembro de 2011 às 00:34
Só tive a oportunidade de ver agora o que o Sr escreveu , e fique já a saber que o que escreveu aí é MENTIRA ! Se não sabe ao certo como é a aldeia mais vale não postar nada . Esta aldeia é tipo perfeita , e se acha que a aldeia não tem gente jovem esta muito enganado , basta vir ca um dia de Verão a noite e veja como os jovens se reunem para se divertirem juntos e para sua informação Casas é a aldeia da freguesia que mais jovens têm .Eu sou natural de lá , nasci lá e hei-de morrer lá . E também pode vir a festa da Santa Marinha no mês de Agosto , porque é onde se vê a gente que ha em CASAS DE MONFORTE <3 E como dizem que Paradela ou Corral de Vacas é melhor que casas , como vimos este ano , a melhor festa foi a de Casas . Por isso , se não sabe o melhor é estar calado , veja lá se tem tino nessa cabeça e começe a dizer as coisas certas .


De Fer.Ribeiro a 29 de Dezembro de 2011 às 04:01
E tem toda a razão em responder e protestar assim, só lhe fica bem, além de mostrar o amor pela sua aldeia. De facto neste post tive algumas passagens infelizes e já o reconheci em tempo, além de me retratar com um pedido de desculpas por este post com a feitura de novo post dedicado à sua aldeia. Se voltar por aqui, veja o post a que me refiro em: http://chaves.blogs.sapo.pt/307041.html, publicado no dia 14 de Setembro de 2008. Mais uma vez, as minhas desculpas.


Comentar post

.Fotos Fer.Ribeiro - Flickr

frproart's most interesting photos on Flickriver

.meu mail: blogchavesolhares@gmail.com

.Novembro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9


23
24
25

26
27
28
29
30


.pesquisar

 
ouvir-radioClique no rádio para sintonizar

 

 

El Tiempo en Chaves

.Facebook

Fernando Ribeiro

Cria o teu cartão de visita Instagram

.subscrever feeds

.favorito

. Solar da família Montalvã...

.posts recentes

. Chaves, cidade, concelho ...

. Nós, os homens

. Chaves, cidade, concelho ...

. Chaves D'Aurora

. De regresso à cidade

. Quem conta um ponto...

. Pedra de Toque

. Faiões - Chaves - Portuga...

. O Factor Humano

. Fugas

. Chaves, cidade, concelho ...

. Nós, os homens

. O Barroso aqui tão perto ...

. Chaves D'Aurora

. De regresso à cidade... c...

blogs SAPO

.Blog Chaves no Facebook

.Veja aqui o:

capa-livro-p-blog blog-logo

.Olhares de sempre

.links

.tags

. todas as tags

.arquivos

. Novembro 2017

. Outubro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Junho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

Add to Technorati Favorites