12 anos
Quinta-feira, 27 de Setembro de 2007

Chaves, Relíquias, recordações e memória

 

.

Não é todos os dias que num centro que é histórico se encontram duas relíquias juntas que também já começam a fazer parte da história. Gostei de as ver juntas e arrancaram-me da memória tempos passados em que estas duas relíquias, de diferentes maneiras, deram longos momentos de prazer a quem as utilizava, mas que os cigarros Kart.
 
A histórica Famel Zündapp, a par da Casal, ambas de fabrico português, fizeram as delícias da estrada em duas rodas nos anos 60, 70 e 80, começando a partir de aí a sua agonia, resultante de várias conjunturas adversas, começando pela também histórica Zündapp que “dava” os motores à Famel e à Casal. A Famel acabou por não resistir e em 2002 dá-se a sua falência, aliás fenómeno que não é estranho a grande maioria das fábricas portuguesas. O mesmo já tinha acontecido com a Zündapp alemã, cujo início da sua história remonta ao ano de 1921, ano em que  lança no Outono a 1ª motocicleta Zündapp, o modelo Z 22 com suspensão dianteira Druid com amortecimento, três canais na admissão 2 tempos, monocilíndrica e pistão com nariz para evitar saída de gases de admissão pelo escape. Nessas condições ela fornecia 2,25 hp. Tinha transmissão traseira de correia de cunhas (pequenos pedaços de correia entrelaçados elo a elo) em um aro com canal em "V" na roda traseira. Freio tipo de bicicleta na roda dianteira travando contra o pneu (Felgenbrense), e freio traseiro contra o aro (Klotzbrense). Não tinha caixa de marchas nem pedal de partida . O tanque tinha 2 reservatórios, um para óleo com 1,5 litros com bomba de lubrificação manual e outro para 6 litros de gasolina. Tinha um consumo (módico) de 40km/l. Enfim, pormenores para quem gosta de motores e mecânica.
 
É de recordar ainda, que até meados dos anos 70 a “motorizada” era um meio de transporte popular e até familiar que não estava ao alcance de todos. De salientar também, que estes “brinquedos” (para quem gosta de velocidades), já em anos 70 e 80 chegavam a ultrapassar os 100km/h.
 
Ainda vão existindo por aí alguns exemplares destas autênticas relíquias às quais só as vespas, lhe fizeram alguma sombra quando estiveram na moda.
 
Modas, relíquias e passado que inevitavelmente provocam em nós sempre alguma saudade, como saudades há também do tempo em que por estes marcos de correio, passavam as cartas com selo “lambido” no tempo em que eram o principal meio de comunicação entre pessoas distantes e não só. Através delas se davam noticias, se participavam casamentos, nascimentos, baptizados e a inevitável morte dos entes queridos. Namorava-se por carta, trocavam-se ideias e poesia (ficaram famosas as cartas trocadas entre Fernando Pessoa e Mário de Sá Carneiro – um exemplo) e esperava-se por elas todos os dias, no tempo em que os carteiros ainda eram como os de Pablo Neruda em que faziam parte das vidas da pessoas como mais um familiar ou um amigo.
 
Ao ver a imagem de hoje, deu-me para a saudade de anos passados, mesmo sendo uma imagem ainda real e possível, como possível foi tomar esta foto há dois dias atrás, em pleno Largo do Anjo, em Chaves, Portugal.
 
E por hoje já chega de saudades (coisas da PDI pela certa) que certamente vocês desculparão ou então, recordarão comigo.
 
Até amanhã, de novo na nossa cidade, de Chaves, claro!
´
publicado por Fer.Ribeiro às 02:16
link do post | comentar | favorito
|  O que é?
2 comentários:
De hpserra a 27 de Setembro de 2007 às 09:26
Pois é Fernando, tambem eu tive dessas relíquias nacionais de 2 rodas, tive uma Sachs e uma Casal, e depois, havia muitas outras Empresas na zona de Águeda, que equipavam as motorizadas, com motores Zundapp, Sachs, Casal, Kreidler(Florett)... há um site, cujo endereço é: www.motorizdas50.com que tem lá fotos muito engraçadas. Quanto ao Marco do Correio, é bem mais interessante que os actuais, que mais fazem lembrar uma máquina de sandes/sumos/chocolates.


De hpserra a 27 de Setembro de 2007 às 09:30
Como devem ter reparado, o enderenço do site que indiquei no comentário anterior, não está bem escrito, www.motorizadas50.com


Comentar post

.Fotos Fer.Ribeiro - Flickr

frproart's most interesting photos on Flickriver

.meu mail: blogchavesolhares@gmail.com

.Abril 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9


25
26
27
28
29

30


.pesquisar

 
ouvir-radioClique no rádio para sintonizar

 

 

El Tiempo en Chaves

.Facebook

Fernando Ribeiro

Cria o teu cartão de visita Instagram

.subscrever feeds

.favorito

. Abobeleira em três imagen...

. Solar da família Montalvã...

.posts recentes

. Quem conta um ponto...

. De regresso à cidade - Ru...

. O Barroso aqui tão perto

. Pecados e Picardias

. Assureiras de Baixo - Cha...

. Pedra de Toque

. O factor humano

. Cidade de Chaves - "Arreb...

. Ocasionais

. Momentos da cidade de Cha...

. Cartas ao Comendador

. Chaves D'Aurora

. Quem conta um ponto...

. De regresso à cidade - Pr...

. Pecados e Picardias

blogs SAPO

.Blog Chaves no Facebook

.Veja aqui o:

capa-livro-p-blog blog-logo

.Olhares de sempre

.links

.tags

. todas as tags

.arquivos

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

Add to Technorati Favorites