Terça-feira, 15 de Abril de 2008

olhares de Remi Mendes sobre Chaves e Festimage



.

Outros olhares.

 

  Parte – Os Olhares de Remi Mendes sobre a cidade de Chaves

 

Como todas as terças-feiras vamos para um olhar diferente (dos meus) sobre a cidade de Chaves.

 

É costume andar pelo flickr à procura de fotos de Chaves, de autores (para mim) sempre desconhecidos, no entanto há uma primeira vez para tudo. As fotos de hoje chegaram até ao blog por mail e pelas mãos de um flaviense, mas são de um Francês, com origens em Portugal (Tomar e Leiria), chama-se Remi Mendes e foi estudante Erasmus durante um ano em Guimarães, curso de arquitectura.

.


.

 

As fotos chegaram até ao blog enviadas por um colega flaviense, também estudante de arquitectura (Pedro Freitas) e foram tomadas aquando este trouxe de visita a Chaves o Remi.

 

Claro que como estudantes de arquitectura, a objectiva fugiu-lhes para a nova arquitectura flaviense, mas também fizeram registos daquilo que são momentos de monumentos centenários e um pouco daquilo que temos de natural e belo, como um por-do-sol no nosso príncipe Tâmega que tanto encanto tem dado à sua princesa, a Top Model.

 

.

.


Espero que gostem destes olhares do Remi Mendes, que espero, tivesse partido agradado com a nossa cidade e com a nova arquitectura flaviense, mas que tivesse registado também para o seu futuro da arquitectura, aquilo que de mau se fez em Chaves e que não se deve fazer. Falo dos mamarrachos do centro histórico, claro,

 

 

2ª Parte - Festimage

Há dias, um amigo da blogosfera flaviense, do blog Faiões (que ainda não tenho o gosto de conhecer pessoalmente) deixo por aqui um comentário a congratular-se com o Festimage. Pois também eu me congratulo com a iniciativa, mas…

 

Mas ainda antes de entrar pelo mas… adentro, apresento aqui a cor diferente (para quem não conhece) o Festimage, com palavras retiradas do seu site oficial. Mas antes quero deixar-vos por aqui uma dos meus devaneios quando entro em leituras e que é, o de sublinhar sem saber muito bem porque, partes daquilo que vou lendo e às vezes realço com sublinhado duplo. Portanto o texto que a seguir se apresenta a cor diferente é do site oficial do festimage, mas os sublinhados são meus e o sublinhado duplo está escrito a bold:

 

Festimage – Um evento sem fronteiras

Realiza-se este ano a terceira edição do Festimage, evento promovido pela Câmara Municipal de Chaves, Portugal, que, assim, se propõe dar continuidade aos êxitos conseguidos em 2006 e 2007.
Com esta iniciativa, o município de Chaves reúne na sua cidade as obras fotográficas e de arte digital de autores das mais diversas e distantes partes do mundo, assim como as dá a conhecer através deste meio de difusão fantástico que é a Internet.
Nas edições anteriores, o Festimage já contou com a participação de fotógrafos e artistas digitais de 84 países, alguns tão inesperados como a Guatemala, Vietname, Lituânia e Myanmar (antiga Birmânia), ou tão distantes como o Japão, Filipinas ou Tailândia. Este projecto, disponível em Português, Castelhano, Inglês, Francês, Alemão e, nesta edição, também em Russo, é um excelente exemplo de como a simplicidade pode ser contagiante: uma ideia, um endereço web e um servidor tecnicamente capaz de responder às exigências de visualização e de acessos, transformam a tecnologia num ponto de encontro multicultural, num mundo de emoções partilhadas internacionalmente.
 
Além das exposições feitas na cidade de Chaves, os trabalhos seleccionados nos anos anteriores, após impressos, foram também exibidos no Teatro Municipal de Vila Real (Portugal) e participaram no “Outono Fotográfico”, prestigiado evento que se realiza anualmente em Ourense, Espanha.

Outro aliciante do Festimage está nos seus prémios, que somam mais de 10.000,00 euros.

 Por tudo isto – e também pela oportunidade de mostrar o seu trabalho e poder apreciar os dos outros – o(a) convidamos a participar nesta edição do Festimage 2008.

 

Isto é o conteúdo de apresentação do Festimage. Quanto ao Regulamento do concurso, temos o seguinte:

Festimage
Festival Internacional da Imagem

Regulamento
Âmbito

1. A Câmara Municipal de Chaves, Portugal, com o objectivo de dar a conhecer aos cidadãos residentes na sua cidade, e a todos que a visitam durante o Verão, trabalhos de fotógrafos e criadores de arte digital de todo o mundo, instituiu o Festimage - Festival Internacional da Imagem.

2. Com esta manifestação artística e cultural, a Câmara Municipal de Chaves pretendeu, também, contribuir para a aproximação de diferentes povos, culturas e civilizações, aproveitando as actuais tecnologias de comunicação e a forma como estas tão facilmente esbatem fronteiras, aproximam continentes e nos incluem a todos na mesma “rede” global;


Trabalhos concorrentes

3. São admitidos todos os géneros, estilos e conceitos de Fotografia e Arte Digital fixa, ou qualquer outro tipo de imagem digital de expressão artística não animada, independentemente das técnicas usadas na sua criação;

4. Podem participar todos os autores que se registarem no site do Festimage e se sujeitem a este regulamento, independentemente da sua nacionalidade;

5. 
O tema é livre;

(…)

 

Tal como disse atrás e sendo eu um amante de fotografia, também eu me congratulo com a iniciativa e com o Festimage, mas tal como já os fiz no ano passado, tenho também um lamento para o Festival da Imagem que para Chaves cidade pouco mais vai além do virtual. Eu explico.

 

O conceito do festival é bom e entra dentro do digital e dos melhores meios de comunicação que é a Internet. Um excelente meio de divulgação onde facilmente qualquer um acede de qualquer parte do mundo. Sei-o por este blog, pois em apenas um ano teve visitas de 104 países, alguns que eu até nem conhecia. Pois este festival seria uma boa oportunidade para a par, ou no próprio concurso, divulgar Chaves ao mundo. Pois o que acontece é precisamente o contrário, ou seja, é uma oportunidade da gente de todo o mundo dar a conhecer as suas fotografias a Chaves. A ideia não deixa de ser interessante, mas Chaves nada ganha com isso. Temos a oportunidade de ver novas fotografias de todo o mundo, é certo, mas para quem gosta de fotografia, não faltam sites de qualidade na NET onde se pode apreciar boas fotografias e com a comodidade de um click e sem sair de casa.

 

A minha opinião é a de que era muito mais lucrativo para a cidade, dar a conhecer Chaves ao mundo, ao contrário de, dar o mundo a conhecer a Chaves. É a minha opinião.

 

Quanto às exposições de fotografia, as de interior têm o interesse que têm, mas mais uma vez, também aqui o regulamento prevê uma exposição em Vila Real e outra em Orense, pergunto eu que interesse terão para Chaves fazer-se uma exposição na Vila e outra em Orense, se as fotografias que vão lá estar, pela certa, nenhuma será de Chaves!? – Mais uma vez é só uma opinião e questão.

 

E quanto aos prémios!? – São aliciantes, pois 10.000 Euros de prémios para fotografia não é todos os dias que aparece por aí e,  pela certa,  que se o regulamento contemplasse esse valor para fotografias sobre Chaves e o concelho, não faltariam por Chaves, bons fotógrafos vindos de todo mundo. Essa é que era essa!, pois Chaves passaria a ser divulgada com boa fotografia, por bons fotógrafos, por esse mundo fora, e aí sim, montávamos barraca em Vila Real, Orense, Porto, Lisboa, Vila Real de Stº António e até em Boticas, Montalegre e Valpaços (só para fazer inveja), além de as dar-mos a conhecer (fotografias e Chaves) a todo o mundo pela Internet.

 

Mas, e tal como diz o outro, o burro sou eu e,  destas coisas nada percebo, mas do pouco que aprendi de contas e matemática, sei que para Chaves era mais importante aplicar quase 50.000 Euros (10.000 Contos, segundo a acta da CMC de 6.Março.08 disponível on-line)  a divulgar Chaves ao Mundo, do que divulgar o mundo a Chaves.

 

Há no entanto uma vantagem neste Festimage e que é a de, durante um mês, se tapar algum do casario em mau estado ou em ruínas do nosso centro histórico.

 

Para terminar e principalmente para os do costume (poucos, mas que existem), nada tenho contra o Festimage, antes pelo contrário, o meu único lamento é o de que não haja prémios para a melhor fotografia sobre Chaves e o concelho e de que, como de costume também, não haja nenhuma fotografia sobre Chaves premiada.

 

Só mais uma nota e que consta no próprio sítio oficial do festimage. Este concurso é tão conhecido na Net que a maior parte das pessoas (segundo o inquérito) têm conhecimento dele por e’mail. Quem será que os envia e para quem? . Curioso é saber também que até hoje ninguém teve conhecimento deste concurso pela comunicação social.

 

Eu sou por Chaves. Quando quero ver imagens do mundo, vou à Internet, pois são montes os sítios onde se podem ver belas imagens de todo o mundo, basta ir ao Flickr, ao Reflexos ou ao Olhares.

´
publicado por Fer.Ribeiro às 04:06
link do post | comentar | favorito
|  O que é?
4 comentários:
De luis a 15 de Abril de 2008 às 17:32
Hoje, não concordo muito contigo, acho que o Festimage é uma boa iniciativa.
Se não estou em erro, no outro ano vi notícias sobre o festival na net, e acho também foi notícia em alguns jornais, mas talvez tenha sido apenas a divulgar os resultados, talvez não tenha sido a notícia sobre a abertura do concurso, se calhar tens razão.
Podia era haver um prémio para a melhor imagem sobre a cidade, isso seria bom.
Talvez se gaste pouco dinheiro a divulgar a cidade, talvez o dinheiro deste prémio seja exagerado quando comparado com o dinheiro que se gasta a promover a cidade, não sei, não tenho números.
Olha que há outras cidades que promovem feiras de arte, e outras coisas, que não tem que estar ligada obrigatóriamente à cidade que as acolhe. A bienal de Madrid não iria obrigar as pessoas a concorrer com obras que retratassem obrigatóriamente a cidade, seria demasiado restritivo. E há montes de outros eventos assim, mais cosmopolitas.
Se só houvessem imagens de Chaves a concurso o festival seria completamente diferente, ou achas que qualquer vietnamita viria a Chaves de propósito para tirar uma foto que eventualmente viesse a ganhar o prémio?
Não olhes tanto para o umbigo!


De Fer.Ribeiro a 15 de Abril de 2008 às 18:52
Meu caro Luís, talvez eu não tenha conseguido passar a mensagem com estes texto, pois afinal estamos de acordo porque também eu acho que o Festimage é uma boa iniciativa e só lamento mesmo é que não haja mais um prémio para fotografia sobre Chaves. Quanto à imagem do festimage, à sua divulgação e importância no mundo da fotografia e ao proveito que a população tira dele, aí, devo mesmo andar distraído e a olhar para o umbigo. É a minha opinião.

Um abraço.


De luis a 16 de Abril de 2008 às 15:18
Se não me engano li a notícia sobre o último fetimage no aeiou.pt e acho que também era notícia nalgum jornal, já não me lembro.
Mas o facto de o festival não ter tido muita divulgação é um erro que deve e pode ser reparado, porque é um prémio de muito dinheiro, ao nível de outros grandes prémios que há a nível nacional.
Se houver mais pessoas a saber e se melhorarem a qualidade pode tornar-se um festival grande e que se tornará um bom emblema da cidade.
Não tem que haver necessariamente um prémio para uma imagem sobre Chaves, isso é a tua opinião, e como já te disse isso seria restritivo.


De Hilário Godinho a 25 de Abril de 2008 às 16:16
Peço Asilo Político, Je demande Asile Politique, Ich verlange politisches Asyl, I ask for Political asylum
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Resistência Portuguesa Militar e Civil Anti Pide/D.G.S.E. -----

Liberdade, Democracia, Justiça, Imprensa, Direitos Humanitários. Sim.
Ditaduras, PIDE/D.G.S.E., Tortura, Fome, Corrupção. Não Obrigado.
Peço Asilo Político, Dinheiro, Doente e Invalido com Fome em Tribunal com Dívidas.
Enviar dinheiro para a Anti Pide/D.G.S.E..
Sr. Godinho --- Dornacherstrasse, 245 --- CH 4053 Basel --- Suisse. -----

Se não pode impôr a paz, pode convencer pelo exemplo. -----

Peço Asilo Político. -----

Donativos para a Resistência Portuguesa Militar e Civil Anti Pide/D.G.S.E..
Hilário Vicente Rosa Godinho --- Conta de Épargne UBS CHF --- Nº conta 233-691451.M1F --- Nº de cliente 233-691451 --- Iban CH21 0023 3233 691451M1F --- SWIFT Adresse (BIC): UBSWCHZH80A --- UBS AG --- Postfach, CH 4053 Basel --- Suisse. --- Ou ---
Sr. Godinho --- Dornacherstrasse, 245 --- CH 4053 Basel --- Suisse. ---
Telefone: 0041 765 450 994. Comuniquem na Imprensa Mundial. Eu falo Português, E também Francês. -----
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Peço Asilo Político, Je demande Asile Politique, Ich verlange politisches Asyl, I ask for Political asylum
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Résistance Portugaise Militaire et Civil Anti Pide/D.G.S.E. -----

Liberté, Démocratie, Justice, Presse, Droits Humanitaires. Oui.
Dictatures, PIDE/D.G.S.E., Torture, Faim, Corruption. Non Merci.
Je demande Asile Politique, l'argent, le malade et l'invalide avec la faim devant le tribunal avec des dettes.
Envoyer argent pour l'Anti Pide/D.G.S.E..
Mr. Godinho --- Dornacherstrasse, 245 --- CH 4053 Basel --- Suisse. -----

Si ne peut pas imposer la paix, peut convaincre par l'exemple. -----

Je demande Asile Politique. -----

Donations pour la Résistance Portugaise Militaire et Civil Anti Pide/D.G.S.E..
Hilário Vicente Rosa Godinho --- Compte d'Épargne UBS CHF --- Nº de compte 233-691451.M1F --- Nº de client 233-691451 --- IBAN: CH21 0023 3233 6914 51M1F --- SWIFT Adresse (BIC): UBSWCHZH80A --- UBS AG --- Postfach, CH 4053 Basel --- Suisse. --- Ou ---
Mr. Godinho --- Dornacherstrasse, 245 --- CH 4053 Basel --- Suisse. ---
Téléphone: 0041 765 450 994. Communiquent dans la Presse Mondiale. Je parle Portugais, Et aussi Français. ---

http://pide1.spaces.live.com/


Comentar post

.Fotos Fer.Ribeiro - Flickr

frproart's most interesting photos on Flickriver

.meu mail: blogchavesolhares@gmail.com

.Outubro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


.pesquisar

 
ouvir-radioClique no rádio para sintonizar

 

 

El Tiempo en Chaves

.Facebook

Fernando Ribeiro

Cria o teu cartão de visita Instagram

.subscrever feeds

.favorito

. Solar da família Montalvã...

.posts recentes

. Feira dos Santos - Um peq...

. O Factor Humano

. Feira dos Santos - Um peq...

. Nós, os homens

. Feira dos Santos - Um peq...

. Feira dos Santos - Um peq...

. Chaves D'Aurora

. De regresso à cidade com ...

. O Barroso aqui tão perto ...

. Quem conta um ponto...

. Curral de Vacas - Chaves ...

. Feira dos Santos - Um peq...

. Feira dos Santos - Um peq...

. Vivências

. Feira dos Santos - Um peq...

blogs SAPO

.Blog Chaves no Facebook

.Veja aqui o:

capa-livro-p-blog blog-logo

.Olhares de sempre

.links

.tags

. todas as tags

.arquivos

. Outubro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Junho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

Add to Technorati Favorites