Quarta-feira, 29 de Outubro de 2008

Feira dos Santos - Edição de 2008 - O Programa

 

.

 

Pois o prometido é devido e cá fica a primeira abordagem à Feira dos Santos, que como todos os anos, arrasta consigo a polémica, que aliás também já é tradição da feira. Estou mesmo em crer, que quando toda a gente estiver de acordo e satisfeita com a feira, a feira acaba e depois, se calha, até vamos ter saudades das suas polémicas.

 

.

 

Este ano, com a ausência do criançada, até aos bonecos dos carrosséis dá o sono

.

 

Ao longo dos anos, pelo menos desde que a conheço, a Feira dos Santos tem vindo a transformar-se e também a adaptar-se aos tempos decorrentes. A feira sim, mas a polémica é sempre a mesma e começa nos nossos comerciantes e no local da feira, ou seja, ninguém a quer à porta mas também ninguém a quer longe e seja como for, os comerciantes cá da terrinha, sentem-se sempre prejudicados.

 

.

 

.

 

Num golpe de esperteza da Câmara Municipal, há uns anos atrás, cede a organização e os lucros do “estacionamento das barracas” (ou parte dele) à associação de comerciantes ACISAT, e assim com um tiro, matava dois coelhos: - livrava-se da responsabilidade da feira e calava os comerciantes. E seria o plano perfeito se resultasse, mas pelos vistos não resultou, pois os comerciantes continuam descontentes e o falatório continua na rua e este anos, pelo diz-que-diz que ouvi, até o pessoal das barracas se juntou à polémica, principalmente o pessoal das diversões com o novo espaço que lhe destinaram e com alguma razão, pois excepção para o último Domingo, os carrosséis têm andado para as moscas, pelo menos nos dias em que lá fui com a minha criancinha.

 

Mas a polémica promete não acabar por aqui, pois a separação dos espaços da feira em sítios tão distintos, ainda vai dar que falar, mas vamos esperar para ver como tudo vai correr.

 

.

 

No último Domingo foi uma excepção

.

 

Quanto à organização da feira, da tal que a ser feita com até aqui, a meu ver se fazia sozinha, pois bastava indicar um local ao pessoal das barracas, que eles lá se encarregariam do resto, pois a chamada da ACISAT à organização da feira, em nada a enriqueceu, pelo menos em termos de oportunidades para a cidade e para o concelho poder lançar os seus produtos e tudo aquilo que temos de bom, fazendo da feira (a par da que se faz sozinha) uma verdadeira feira da região e a verdadeira festa da cidade e do concelho. Mas não, continua tudo na mesma, e penso que a única preocupação da ACISAT será mesmo saber quanto vai encaixar de lucro com a feira, pelo menos a julgar pelo programa da mesma, que para encher e “inglês ver” até o jogo do Campeonato Nacional de Futebol da 2ª Divisão entra no programa, como se o mesmo não se realizasse se a feira não acontecesse.

 

.

 Imagem de Arquivo

.

Enfim, fica aqui o rico programa deste ano da Feira dos Santos que como poderão observar é muito rico em termos de lançamento da região e dos seus produtos e tem pontos altos que desde já destaco, como as arruadas dos Bombos do Marco de Canavezes e o concerto de FENANDO CORREIA MARQUES, que pelo destaque deve ser um nome importante da música portuguesa, seja lá ele quem for (desculpem a minha ignorância musical).

 

Mas vamos lá ao programa, que como sempre, as notas a azul, são minhas.

 

Dia 30 de Outubro

 

10H30 – Arruada – Bombos do Marco de Canavezes

(primeiro momento promocional e cultural do dia)

 

11H00 – Portugal/Suíça, jogo de preparação para o campeonato da Europa Sub 16, Estádio Municipal de Chaves.

 

15H00 – Sessão de Abertura na Sala Multiusos do Centro Cultural de Chaves

(fatos e gravatas a mais para o meu gosto, mas uma boa oportunidade para os que gostam de se mostrar e marcar presença…nunca se sabe o que vai ser o dia de amanhã!)

 

15H00 – Arruada – Bombos de Marco de Canavezes

(segundo momento cultural do dia e alternativa para quem não gosta de cerimónias com engravatados – à mesma hora)

 

21H30 – Conjunto musical – NOVA DIMENSÃO – Largo General Silveira

(com tantos locais para espectáculos e com condições, que Chaves tem, continua-se a insistir nas Freiras como a sala de espectáculos de Chaves, onde sempre se improvisa…)

 

.

 

Imagem de Arquivo

.

 

Dia 31 de Outubro – Feira do Gado

 

08H30 – Feira do Gado, Zona Industrial (junto à Munivel)

 

10H00 – 6º Concurso Nacional Pecuário, Forte de S.Neutel

( Penso ser o maior erro da edição deste ano da feira, separar uma coisa que se quer e sempre esteve junta, pois os “clientes”, curiosos e apreciadores do concurso e da feira do gado são os mesmos – mas vamos esperar para ver)

 

10H30 – Arruada – Concertinas da Venda Nova

(Primeiro momento cultural do dia)

 

12H00 – Festival Gastronómico do Polvo

(vá lá que este ano não é à Galega, o que embora seja pena, pois era bom, caro mas bom. Continua a faltar o festival do presunto e do pastel de Chaves. Esta do festival do Polvo também é uma invenção da ACISAT, pois antigamente, antes de haver festival gastronómico, lá tínhamos que nos contentar com o polvo das barracas, mas está claro que o sabor não era o mesmo…)

 

15H00 -  Arruada – Concertinas da Venda Nova

(segundo momento cultural do dia)

 

21H30 – Conjunto Musical  - FUNÇÃO PÚBLICA – Largo General Silveira

(a este só vou se me garantirem que os funcionários não são os das finanças… que às tantas ainda contabilizam a nossa presença como um sinal exterior de riqueza, pois se não estamos a trabalhar é porque temos rendimentos para nos podermos divertir…  comentários à parte, parece que os rapazes até tocam umas coisas, continua a ser pena o espaço de actuação não ser dos melhores).

 

.

 

Imagem de Arquivo

.

 

Dia 1 de Novembro – Dia de Todos os Santos

 

10H30 – Arruada – Grupos de música tradicional

(só espero que não venham outra vez os Bombos do Marco de Canavezes e as concertinas da Venda Nova – vamos esperar para ver o que isto é…)

 

14H00 – Festival de folclore: Grupo de Danças e Cantares Regionais de Santo Estêvão; Rancho Folclórico de Selhariz, Largo General Silveira.

(aqui nada a dizer, antes pelo contrário, mas se calhar acrescentar um festival de Bandas de Música do Concelho, também não ficaria mal, mas enfim, com tanta preocupação de organização, nem tudo pode lembrar).

 

15H00 – Arruada – Grupos de Música Tradicional

(Repetição do momento cultural da manhã – será que os escuteiros também entram na arruada… sempre faziam número e já estão habituados a arruadas e desfiles de feiras, até medievais ….

 

22H00 – Concerto FERNANDO CORREIA MARQUES – Largo General Silveira

(Como grande momento cultural e musical da Feira, penso que o lugar ideal para este concerto seria o Forte de S.Neutel, pois embora eu não conheça o Fernando, pela certa que as Freiras vão ser pequenas para tão grande artista).

 

Dia 2 de Novembro

10H30/18H00 – Animação de rua

(como mais nada é dito, vou esperar para ver. Quanto mais não seja, são pessoas a andar pela rua abaixo e outras a andar pela rua acima e sempre a cruzarem-se. Se conseguirem arranjar um lugar cómodo e abstraírem-se da envolvência, até é divertido. Eu já experimentei várias vezes e gostei. Claro que é preciso uma pequena dose de loucura e muito intelectualismo e até tem mais movimento que um filme do Oliveira…)

 

14H00 – Festival de Folclore:  Rancho de Folclore da Vila Medieval de Santo Estêvão; Grupo Cultural e Recreativo da Cela; Grupo Folclórico da Associação Desportiva e Cultural dos Amigos de Vilas Boas.

(aqui além de não sabermos onde o festival se vai realizar, que suponho continuará a ser nas Freiras, falta o Grupo de Danças e Cantares Regionais de Santo Estêvão e Rancho Folclórico de Selhariz, mas nada a apontar, pois é gente da terra e é sempre de louvar que as nossas aldeias ainda tenham gente para continuar a tradição)

 

15H00 – Grupo Desportivo de Chaves/Caniçal – 8ª Jornada do Campeonato Nacional, 2ª Divisão – Estádio Municipal de Chaves.

(E ainda dizem que não há corrupção no futebol… algum dia este jogo se realizaria em Chaves se não fossem os presuntos que enviaram ao Medail!? Pois, pois! – Só fico admirado é com o jogo não se realizar nas Freiras, seria ouro sobre azul!)

 

19H00 – Fogo de artifício, Forte de São Neutel

(pensei que com tanto bombo e concertina nas ruas os foguetes fossem para o ar, mas está bem, são no Forte de S.Neutel. Pelo menos não são nas Freiras…)

 

.

 

.

 

TODOS OS DIAS – STOCK OUT

“ O Comércio Sai à Rua”, Feira de Stocks do Comércio Local

(vou gostar de ver os comodistas e inconformados dos nossos comerciantes locais com a barraca montada)

 

E já que há Stock out todos os dias, também termino com um THE END ao programa da feira deste ano e se depois de assistir a todos estes festivais, momentos culturais, eventos, palestras e outros ainda lhe restar tempo, dê uma volta pelas barracas e não se  esqueça de regatear, que também faz parte do espectáculo.

 

Quanto aos responsáveis pela feira, o que vale é que tão atarefados que andam  não têm tempo para acompanhar blogs, senão diriam “pois, pois, criticar é fácil!” e eu responder-lhes-ia: Para organizar uma feira que se faz sozinha, com os meios que lhes são dispensados e para um programa destes,  até eu sozinho o conseguia fazer, mas claro, não dispensaria as receitas nem “botaba grabata”.

 

Até amanhã!

 

 

´
publicado por Fer.Ribeiro às 03:31
link do post | comentar | favorito
|  O que é?
11 comentários:
De J. Pereira a 29 de Outubro de 2008 às 10:01
Será que vale a pena ir a Chaves? Parece-me que quanto mais avançamos pior. Eu concordo que esta feira se faz sozinha.


De Tupamaro a 29 de Outubro de 2008 às 13:51


Aos Paus-de-Cabeleira

Chegaram p’ráqui uns zuns-zuns a dizer que a TV de BARROSO iria fazer emissões em directo e que podiam ser visionadas em gigantes écrans-gigantes colocados à entrada na Cidade, nas Estradas de BRAGA, de VILA REAL, de VALPAÇOS, de BRAGANÇA, de ESPANHA e de VILAR DE PERDIZES, com mais uns ecrãs nas FREIRAS, nas CALDAS, na Praça do Afonso-Camões; a Rádio Larouco teria repórteres espalhados pelos pontos de estratégico interesse a fazerem entrevistas e reportagem em directo (tipo «mais outro ouvinte em linha»); os JORNAIS REGIONAIS da Cidade fariam três ou Quatro Tiragens diárias nesses TRÊS (3) DIAS de FEIRA GRANDE.
Nesses Órgãos de Informação espera-se, consta nesses zuns-zuns, a presença eloquente e dinâmica (e afeitada) dos Vereadores Municipais a fazerem entender o povoléu dos resultados das suas complexas, tão difíceis e “sacrificiantes “ estratégias do desempenho das funções que «com muito sacrifício e prejuízos pessoais» decidiram desempenhar. E, assim, os srs. Vereadores demonstrarem que conseguiram:
“””- consolidar e desenvolver o tecido empresarial;
- integrar e promover o sector logístico;
- valorizar o património natural e cultural”””
E
“…..- fortalecer a coesão territorial pelo reforço das infra-estruturas de transporte e comunicação;
- dinamizar a cultura pelo aproveitamento das infra-estruturas/equipamentos existentes e previstos;
- desenvolver o mundo rural pela promoção dos seus produtos específicos em articulação com novas actividades.
Tendo por base os pilares fundamentais do desenvolvimento sustentável – Desenvolvimento Económico, Coesão Social e Protecção Ambiental –…..ser uma contribuição essencial, em articulação com os demais instrumentos ao alcance dos órgãos municipais e dos Flavienses em geral, para promover o desenvolvimento local numa perspectiva integradora de visões sectoriais”””””.

E em nome de Todos os Deputados Municipais o sr. Presidente da Assembleia Municipal fará um resumo das atentas intervenções dos membros dessa Assembleia e cujos cuidados contribuíram para que fosse levado a bom termo o Plano de Desenvolvimento Estratégico do Município.
Acabaram os esgotos a céu-aberto; a cidade oferece «centros de cuidados de higiene pessoal» em número suficiente para não entupir os dos Cafés, Snack-Bares, Árvores, vãos de porta e esquinas; aumentou a eficiência da recolha de Lixo; a Toponímia está legível; as placas de orientação de acesso e de identificação das localidades estão inscritas e alindadas com gosto «arquitectónico-paisagístico»; os Monumentos têm afixado Horários de abertura e atendimento e muitas outras GRANDES NOVIDADES serão transmitidas por essa TV de BARROSO, RÁDIO e JORNAIS, sopram os zunz-zuns.
E….
Ora falem lá disto, disso, e daquilo, srs. «««Blógueres (à vista, escondidos ou disfarçados)»»»!


Tupamaro


De 100 Sentidos a 29 de Outubro de 2008 às 14:59
Aceite um comentário de quem está "mais ou menos" por dentro...
Fazer sozinha faz-se, mas organizá-la é muito amis penoso do que parece.
Há muitas falhas, é verdade! Devia haver dinamismo e inovação que parece faltar a muita coisa nesta cidade e não só à Feira dos Santos.
Por último, prefiro ter esta a não ter nenhuma...


De Consentido a 29 de Outubro de 2008 às 22:16
Concerteza! A organização deste progama deve ter ocupado "n" pessoas (note-se o aspecto metafísico do factor "n"...) e demorado... o quê? Aí uns bons 3600 segundos?... Parabéns à organização e aos responsáveis que permitem que esta organização continue a organizar tais eventos...


De Maria da Taberna a 29 de Outubro de 2008 às 19:21
Tamém estais sempre discontentes, atão tendes a TV1, o João Baião e a Merche e a Sónia Araújo, que mais crendes...
Éu até acho que bou descer à Bila e tamaem bou montar barraca, para ber se isgoto o stoque de binho do ano passado e dá três....pode de ser que ó ar se benda mais !!!


P.S. O Sr. F.Ribeiro que me disculpe so méu comentário num estiber à altura, pode paga-lo quéu num me importo.


De fjr - barreiro a 29 de Outubro de 2008 às 22:07
Ò Fernando o amigo deve estar a gozar com a gente com este programa. Será que é verdade?
Pensei que ao fim de 40 anos era este o ano de ir aos Santos mas, pensando bem é melhor deixar para o ano.
Arruadas? Fernando Correia Marques? Não seria melhor pedir à Àgata que fizesse uma perninha?


De Flaviense a 30 de Outubro de 2008 às 14:20
Tradição é tradição... queriam Madredeus, Marisa ou outro nome com pompa e em vez de arruadas talvez violino, violoncelo, arpa...o povo gosta é de festa!


De Outro flaviense a 30 de Outubro de 2008 às 14:34
Por acaso até era boa ideia, aliás era de tradição nos afamados bailes de santos, trazer a Chaves os melhores grupos da música portuguesa. Afinal a feira é de todos. Mas convenhamos que o programa da feira é bem pobre para uma cidade (ou para eurocidade) que se devia afirmar na região. Há na realidade que levar as coisas mais a sério. E viva a feira!


De Tupamaro a 30 de Outubro de 2008 às 20:14
Ouça, amigo! (Porque também como nós Gosta da NOSSA TERRA).

Que vão para aí cantar os «Conjuntos», «Bandas, «Grupos», ou Cantores de
X/n «anos de carreira» e mais os que o Sr. desejar!

Mas não esquecer as "BANDAS de Música" do Concelho, e os Grupos Musicais e Folclóricos, que por aí há seria honrado!
Não lhe parece?!

E até a exibição de artistas Normando - Tameganos (que também os HÁ - ora informe-se, f.f.) em HARPA (!), VIOLINO, Piano, etc. não seria justo, para além e Bonito e Interessante?!

Já que «está na berra» a Euro-cidade CHANES-VERIN (E MUITO BEM, acentue-se), por que raio não vai ao Programa um Conjunto/Grupo (pelo menos) de Cantares, Danças, ou de Bombos, ou de Gaitas GALEGO?!...

Desejamos que se divirta «à brava» com as suas escolhas, e que todos os demais se divirtam o mesmo com as mesmas ou com outras --- se as tiverem!

Afinal, o que TODOS queremos é que «OS SANTOS» sejam uma GRANDE FESTA e que dela resulte engrandecimento para a NOSSA TERRA!

Tupamaro


De Luís da Granginha a 29 de Outubro de 2008 às 23:06


Uma hora com o "CORADINHO", de VALDANTA, mai-lo

ADOLFO "CANTADOR", de CASTELÕES, já dava para

encher as "Freiras"!

(E estes até nem custavam nada!)


LG


De hpserra a 31 de Outubro de 2008 às 10:09
A última Feiras dos Santos que eu presenciei foi já no longuinquo ano de 1971, mas ainda tenho cá na minha (boa) memória aquela mescla de cheiros, das farturas, do algodão doce, das castanhas..... Ai aquele "pulpo à gallega" que está na foto...."kum g'anda tintol"......marchava cá "kuma" pinta!!!


Comentar post

.Fotos Fer.Ribeiro - Flickr

frproart's most interesting photos on Flickriver

.meu mail: blogchavesolhares@gmail.com

.Novembro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9


24
25

26
27
28
29
30


.pesquisar

 
ouvir-radioClique no rádio para sintonizar

 

 

El Tiempo en Chaves

.Facebook

Fernando Ribeiro

Cria o teu cartão de visita Instagram

.subscrever feeds

.favorito

. Solar da família Montalvã...

.posts recentes

. Chaves, cidade, concelho ...

. Flavienses por outras ter...

. Chaves, cidade, concelho ...

. Nós, os homens

. Chaves, cidade, concelho ...

. Chaves D'Aurora

. De regresso à cidade

. Quem conta um ponto...

. Pedra de Toque

. Faiões - Chaves - Portuga...

. O Factor Humano

. Fugas

. Chaves, cidade, concelho ...

. Nós, os homens

. O Barroso aqui tão perto ...

blogs SAPO

.Blog Chaves no Facebook

.Veja aqui o:

capa-livro-p-blog blog-logo

.Olhares de sempre

.links

.tags

. todas as tags

.arquivos

. Novembro 2017

. Outubro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Junho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

Add to Technorati Favorites