Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre o "Reino Maravilhoso"

20
Jan10

Hoje há feijoada hospitalar


.

«Uma vez estava de férias em Palma de Maiorca, a ver um espectáculo daqueles para turistas, e era o único que não batia palmas. O motorista do Porto, para meter conversa comigo, perguntou-me se não estava a gostar. Expliquei-lhe que não batia palmas porque era deputado e estava de férias. Muito do nosso trabalho é bater palmas. Um fala e os outros batem palmas…».

 

Modesto, este deputado, pois toda a gente sabe que o trabalho de um deputado não é só este, de vez em quando também têm que levantar o braço…

A contrariar o que atrás está escrito, o trabalho de um deputado não se resume só a bater palmas e levantar o braço, pois também fazem viagens e visitas. Uma prova disso mesmo foi a recente visita dos deputados socialistas eleitos por Vila Real ao Hospital de Chaves no desempenho da sua “actividade normal dos deputados , que se prende em acompanhar tudo aquilo que se vai fazendo, sobretudo ao nível da saúde e ao nível da satisfação dos utentes”.

.

 

.

Pois da conclusão que tiro das conclusões dessa visita, cheguei à conclusão que nós flavienses (povo) somos uns queixinhas pois afinal, segundo os deputados, Chaves nunca esteve tão bem servido em termos de saúde como actualmente. Pois segundo a reportagem do jornal «A Voz de Chaves» a nossa (porque é flaviense) Deputada Paula Barros disse que a constituição do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto-Douro foi um passo importante para a cidade e para o distrito, dado que “há serviços que não tínhamos e aos quais agora temos acesso” e acrescenta  existiam serviços aos quais para se terem acesso tínhamos que nos deslocar até ao Porto e agora podemos ir a Vila Real”. Pois venha o diabo e escolha mas está claro que sim (sim senhor!) senhora Deputada, pois toda a gente sabe que ir a Vila Real ao Hospital é a mesma coisa que ir tomar um café ao Sport e que fica muito mais perto que a Raposeira. Este povinho flaviense o que tem é inveja e protesta por protestar, mas lá no fundo, está contentíssimo com os serviços que o Hospital de Chaves presta em Vila Real. Povo mal agradecido, pois além de ter a oportunidade de ir dar uma voltinha até à civilização saindo aqui da parvalheira, ainda anda para aí a protestar nos jornais. Mas a conclusão dos deputados continua, dizendo que com a constituição do Centro Hospitalar houve a possibilidade  de dispensar mais-valias pelas respectivas unidades”. É verdade. Eu próprio sou testemunha disso, pois já por duas vezes tive de me deslocar a Lamego (a mando do Centro Hospitalar)  a acompanhar um familiar para fazer exames corriqueiros numa clínica privada.

.

 

.

Felizmente não tenho tido necessidade de cuidados hospitalares e portanto não sei o que se passa pelo nosso hospital, mas a julgar pela conclusão destes dois deputados, tudo vai bem pelo Hospital de Chaves e o problema às vezes surge, segunda a nossa deputada por “em Chaves, ao contrário de outras localidades, temos uma maior abordagem das pessoas às urgências do hospital e não às urgências dos Centros de Saúde”. Aqui, lamento cara deputada, mas tenho de discordar, pois que eu saiba no Centro de Saúde nº 1, o serviço de urgências foi abolido e só a boa vontade dos médicos de família poderão atender um caso urgente para além das consultas marcadas…mas há mais, pois que eu saiba, os Centros de Saúde não estão equipados para dar resposta à maioria dos casos urgentes, pois para além do médico, do enfermeiro e das respectivas batas, seringas, pensos, betadines e termómetros, pouco mais têm e depois, quando é que nós utentes sabemos se o caso de urgência é caso de Centro de Saúde ou de Hospital? Não misturem alhos com bugalhos e deixem aos Centros de Saúde a sua nobre função de medicina familiar, que já não é nada pouco, e aos Hospitais a sua função hospitalar, pois parece-me que num caso urgente uma passagem pelo Centro de Saúde, é apenas perder tempo (por falta de meios dos centros) e se agora os utentes morrem nas urgências do Hospital enquanto esperam ser atendidos, se toda a gente recorresse aos Centros de Saúde, alguns ficar-se-iam pelo caminho entre os Centros e o Hospital. Por fim, se conduzirem as urgências para os centros de saúde e tendo em vista que a maioria dos serviços anteriormente existentes no hospital foram desactivados, para quê existir o Hospital!? Aliás já hoje se pode por essa questão. Engraçado é que as clínicas privadas da cidade estão sempre atulhadas de gente para fazer exames corriqueiros, com equipamento privado e pagos a peso de ouro… enfim, a nossa saúde pública está doente…só gostaria de saber é onde a nossa deputada iria (ou vai) quando por cá está de fim-de-semana e se sente “gravemente” doente!?

 

Pois para vir a Chaves fazer balanços positivos sobre o Centro Hospitalar de Vila Real e o Hospital de Chaves, mais lhe valia fazer como o seu camarada e ficar em Lisboa a bater palmas!  Já agora gostaria de saber se o outro deputado flaviense concorda com esta posição da senhora deputada, mas pela certa, como ainda é novato no cargo,  ainda anda a aprender os tempos certos em que deve bater palmas e levantar o braço. Pois se assim é, para abreviar essas lides de Lisboa e passar a dedicar-se mais à causa flaviense, eu deixo uma dica: Basta estar com atenção à primeira fila da sua bancada e quando eles baterem palmas, o senhor Deputado também bate, quando eles levantarem o braço, levanta-o também, o resto é conversa…

 

Moral da estória. Como eu nestas coisas de saúde e politiquices sou um ignorante, passei a dormir mais descansado desde que soube que pelo nosso Hospital tudo está bem e que o Centro Hospitalar se recomenda, mas o melhor mesmo, é não necessitar dos seus serviços…

 

Até amanhã!

 

Hoje em devaneios há um pouco de luz

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Sobre mim

foto do autor

320-meokanal 895607.jpg

Pesquisar

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

 

 

19-anos(34848)-1600

Links

As minhas páginas e blogs

  •  
  • FOTOGRAFIA

  •  
  • Flavienses Ilustres

  •  
  • Animação Sociocultural

  •  
  • Cidade de Chaves

  •  
  • De interesse

  •  
  • GALEGOS

  •  
  • Imprensa

  •  
  • Aldeias de Barroso

  •  
  • Páginas e Blogs

    A

    B

    C

    D

    E

    F

    G

    H

    I

    J

    L

    M

    N

    O

    P

    Q

    R

    S

    T

    U

    V

    X

    Z

    capa-livro-p-blog blog-logo

    Comentários recentes

    • FJR

      Esta foto maravilhosa é uma lição de história. Par...

    • Ana Afonso

      Obrigado por este trabalho que fez da minha aldeia...

    • FJR

      Rua Verde a rua da familia Xanato!!!!

    • Anónimo

      Obrigado pela gentileza. Forte abraço.João Madurei...

    • Cid Simões

      Boa crónica.

    FB