Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre o "Reino Maravilhoso"

06
Dez11

Pedra de Toque - O Nosso Fado


 

O NOSSO FADO

 

Foi ela que abriu portas. Foi a sua voz que deslumbrou continentes. O fado consagrado Património Cultural e Imaterial da Humanidade, na passada semana, deve imenso à ainda inultrapassável Amália Rodrigues.


Em todas as gerações surgiram vozes no fado respeitadas e aplaudidas.


No nosso tempo, canta-se muito bem o fado e todos os dias os fadistas conseguem sucesso e reconhecimento mesmo além-fronteiras.


Mas depois desta recente consagração, indiscutivelmente as portas escancaram-se.


Marisa, Carlos do Carmo, Carminho, Camané, Ricardo Ribeiro, entre outros, são aplaudidos em todo o mundo.


Recentemente, Carlos Saura, realizador espanhol de fama merecida, filmou na velha Lisboa um documentário interessantíssimo sobre o fado, realçando as suas discutíveis origens, e escutando as mais velhas e as mais novas gerações da canção nacional, no seu recanto mais íntimo, as tradicionais casas de fado.


Villaret provou que o fado também se pode falar. No filme de Saura, como há muito eu pressentia, provou-se que o fado também se pode dançar.


Voltando à Amália, urge lembrar que ela cantou os poetas populares e tradicionais, mas também poemas que o povo cantou de poetas com estatuto literário relevante.


Que o fado tenha chamado à atenção do mundo é bom para os portugueses (mesmo para os que não gostam do fado), é bom para Portugal.


Agora que a nossa alma vive sofrida, pode ser que o fado ainda nos tire desta sina.


Desde sempre que o fado me emocionou.


As grandes vozes do fado, o trinar das guitarras, lavraram fundo no meu peito.


Porque gosto, continuarei a ouvir fado.


Os poetas não deixarão de estar atentos aos estados de alma, aos anseios do povo.


Os músicos porão técnica e sentimento no dedilhar das guitarras e das violas.


O fado nunca morreu desde que no século XIX começou a ser cantado. E não morrerá.


Está aí reconhecido no mundo e cheio e gente jovem para o revitalizar.


Eu não deixarei nunca de ouvir fado.


Se calhar,


É a minha sina.


É o meu fado.

António Roque

 


5 comentários

Comentar post

Sobre mim

foto do autor

320-meokanal 895607.jpg

Pesquisar

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

 

 

19-anos(34848)-1600

Links

As minhas páginas e blogs

  •  
  • FOTOGRAFIA

  •  
  • Flavienses Ilustres

  •  
  • Animação Sociocultural

  •  
  • Cidade de Chaves

  •  
  • De interesse

  •  
  • GALEGOS

  •  
  • Imprensa

  •  
  • Aldeias de Barroso

  •  
  • Páginas e Blogs

    A

    B

    C

    D

    E

    F

    G

    H

    I

    J

    L

    M

    N

    O

    P

    Q

    R

    S

    T

    U

    V

    X

    Z

    capa-livro-p-blog blog-logo

    Comentários recentes

    • FJR

      Esta foto maravilhosa é uma lição de história. Par...

    • Ana Afonso

      Obrigado por este trabalho que fez da minha aldeia...

    • FJR

      Rua Verde a rua da familia Xanato!!!!

    • Anónimo

      Obrigado pela gentileza. Forte abraço.João Madurei...

    • Cid Simões

      Boa crónica.

    FB