Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CHAVES

Olhares sobre o "Reino Maravilhoso"

29
Mar17

Cartas ao Comendador


cartas-comenda

 

Meu caro Comendador (18)

 

O que mais lamento nos outros é serem quem são, quando podiam ser outros! E embora o senhor me não faça a pergunta porque sabe a resposta, pode haver quem pergunte se eu me não ponho essa questão em relação a mim! E, podendo ser não, não constitui isto arrogância nenhuma a meu ver, porque no meu caso estou consciente disso e mantenho-me assim por decisão própria. Ainda que ela tenha muito de involuntário, tem também muito de racional.

 

Respondo-me contudo à eventual pergunta: quem poderia eu ser em vez de mim ou no meu lugar? Talvez alguém diferente, mas nunca ninguém melhor! Conheço os riscos desta afirmação, as consequências, as implicações, as contrariedades, e não vejo nenhum aspecto nisso que acrescente ou justifique o mudar de personalidade. Sinceramente acho que seria capaz, se a isso me dispusesse. O senhor sabe desta minha facilidade em criar personagens de pura ficção, de construir um boneco coerente, credível, aceitável por maioria e perfeitamente adaptado aos valores da nossa sociedade, fazendo-o até parecer real! Sabe também que não me custaria rigorosamente nada fazer dele um herói, um líder, uma mascote, um exemplo a seguir, uma referência. Sabe ainda que sustentaria, se fosse meu propósito, essa imagem ao longo do tempo sem qualquer dificuldade, posto que consigo fazer parecer através de uma imagem o que um artista se propõe fazer passar numa das suas obras de arte. No caso do ser humano é ainda mais simples, basta dar corda ao boneco! Sim, tem absoluta razão, trata-se de um jogo do qual conheço as regras, a forma de as contornar, de as superar, de as fazer parecer o que eu decido que quero que elas pareçam. E, não tenho para isso necessidade de fazer qualquer legenda, porque sei construir à volta disso uma história que verdadeiramente a justifique e a faça perpetuar ao longo dos tempos! Mas, não quero nada disso! Quero o contrário disso!

 

O que me atrai é a autenticidade, o ser genuíno, ainda que isso só me traga complicações em termos sociais:

 

“Não diga isso, não seja assim...”

 

Pergunto-me se as pessoas têm a noção do papel ridículo que nesse contexto desempenham! É honesto pedirem-nos para sermos diferentes do que somos? Se fossemos fazer o jeito a todos os que nos querem como diferentes do que somos, seriamos marionetas nas mãos dos outros! É então isso que nos pedem? É disso que gostam? As pessoas gostam é delas e como não têm coragem de o assumir, porque é relativamente chato olhar para o espelho e perguntar se “existe alguém mais belo do que eu?”, pedem aos outros para serem diferentes, iguais ou semelhantes a elas, para que depois lhes seja relativamente fácil dizer: “Eu amo-te!”

 

E é isto que eu lamento, que as pessoas tenham esta tendência de castração para tudo o que lhes é alheio, diferente ou se calhar superior! Ora aí está! Sem querer, encontrámos talvez a verdadeira razão disso ser: não conseguimos lidar com o que nos aparece como desconhecido e que de forma inconsciente apelidamos de inferior a nós, porque a arrogância e as limitações que temos, só nos permitem saber lidar com o que já conhecemos e que por isso dominamos!

 

Ao contrário, o senhor sabia, mas não conseguiu! Um dia confessou-me, e isto em si é pontual, que há mais de trinta anos o não dizia a ninguém! Na altura fiquei, confesso-lho hoje, mal surpreendido porque interpretei o facto como uma enorme dificuldade da sua parte em manifestar sentimentos e isto para mim era e é uma limitação do ser humano com que eu lido mal! Percebo hoje que o motivo é este de que aqui lhe falo! Sabia reconhecer nos outros, em certos níveis ou aspectos, uma superioridade em relação a si e nunca mo explicou porque achava que eu o percebia! Pois não foi verdade, assustei-me até com essa afirmação parecendo-me na altura que teria um coração de pedra a funcionar artificialmente, por oposição ao cérebro que me parecia humano! Hoje sinto-me ridículo por ter pensado isso!

 

O senhor acha que eu me contradigo?

 

Um abraço do

José  Francisco

 

 

Sobre mim

foto do autor

320-meokanal 895607.jpg

Pesquisar

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

 

 

19-anos(34848)-1600

Links

As minhas páginas e blogs

  •  
  • FOTOGRAFIA

  •  
  • Flavienses Ilustres

  •  
  • Animação Sociocultural

  •  
  • Cidade de Chaves

  •  
  • De interesse

  •  
  • GALEGOS

  •  
  • Imprensa

  •  
  • Aldeias de Barroso

  •  
  • Páginas e Blogs

    A

    B

    C

    D

    E

    F

    G

    H

    I

    J

    L

    M

    N

    O

    P

    Q

    R

    S

    T

    U

    V

    X

    Z

    capa-livro-p-blog blog-logo

    Comentários recentes

    FB