Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre o "Reino Maravilhoso"

31
Jan15

Pedra de Toque - Uma Carta


pedra de toque copy

 

UMA CARTA

 

Algures, 30/01/2015

 

Meu caro António:


Ao receberes esta, ficarás certamente surpreendido!...


Estamos tantas vezes juntos, porque raio te deu pra me escreveres!?...


Hoje é um dia especial, e eu senti necessidade de falar contigo.


Já passaram tantos anos meu amigo…


As marcas do tempo vão aparecendo inexoráveis por fora, mas sobretudo por dentro e não só no corpo…


A vida até ao presente vai suportando estoicamente as tempestades e fruindo gostosamente os períodos de bonança.


Só o trabalho dignifica, dizias-me tu sempre que me abatia face aos obstáculos que fui ultrapassando.


Agora sei que, mais sereno, te vais enamorando das palavras e das frases que com elas compões.


E deves continuar a fazê-lo inspirado na tua vida rica e cheia, moldada pelos sentimentos que estão colados à tua pele.


Continua a proporcionar-nos textos que, como diz a tua amiga Zezinha, vão tocando na sensibilidade de quem como tu, ama a linda cidade de Chaves, as suas gentes, os seus monumentos (um sortilégio… como muitas vezes a referes).


Ah, e não deixes de prezar os teus amigos de sempre. Sei que te dói o desaparecimento de alguns.


Normalmente os que nos deixam são os melhores. Quem comanda (se existe alguém que comanda?!...), erra por vezes em demasia.


Sei que como eu, és um homem empenhado politicamente.


E como dói vermos ruir os castelos que erguemos na juventude e que por eles tanto demos corajosamente, generosamente!...


Fico feliz porque sei que hoje e sempre tu não prescindes dos valores que foram teus alicerces de vida.


Comigo sei-te disposto ainda a lutar (sempre de pé, como as árvores, até ao fim!) pela liberdade, pela justiça, pela fraternidade, pelo sonho de um mundo melhor que vai chegar numa manhã clara e limpa.


Deixo-te um abraço do Zé Firmino, da Mizé Guimarães, do Jorge Medeiros, do Jorge Comboio, do João Artur e de todos os amigos do peito que são muitos mas cujos nomes não me ocorrem.


Goza o amor incondicional que tens pelos teus filhos, que sei correspondido, e também pelos teus jovens netos, troncos da mesma raíz cuja foto transportas sempre.


Os teus irmãos e sobrinhos sei que os estimas e que te admiram.


Não percas a recordação dos que te antecederam e que deram um contributo inestimável para fazerem de ti, aquilo que és.


Sei que deles és devoto e que veneras, especialmente a tua mãe e a tua avó, de cuja varanda vias o mundo…


Eu gostava de pôr mais emoção nesta carta, como tu fazes com os teus textos, mas não sou capaz, não tenho esse dom…


Termino para te pedir encarecidamente que nunca esqueças que “só a cultura salva” como tantas vezes te ouvi dizer.


Os poetas gostam de ser cantados na tua voz. Projeta os seus versos por muitos e muitos anos.


Uma amiga comum entregou-me um ramo de jasmins para te oferecer.


Deixo-te aqui um abraço muito sincero.

 

Um amigo enorme.

 

 

1 comentário

Comentar post

Sobre mim

foto do autor

320-meokanal 895607.jpg

Pesquisar

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

 

 

19-anos(34848)-1600

Links

As minhas páginas e blogs

  •  
  • FOTOGRAFIA

  •  
  • Flavienses Ilustres

  •  
  • Animação Sociocultural

  •  
  • Cidade de Chaves

  •  
  • De interesse

  •  
  • GALEGOS

  •  
  • Imprensa

  •  
  • Aldeias de Barroso

  •  
  • Páginas e Blogs

    A

    B

    C

    D

    E

    F

    G

    H

    I

    J

    L

    M

    N

    O

    P

    Q

    R

    S

    T

    U

    V

    X

    Z

    capa-livro-p-blog blog-logo

    Comentários recentes

    • FJR

      Esta foto maravilhosa é uma lição de história. Par...

    • Ana Afonso

      Obrigado por este trabalho que fez da minha aldeia...

    • FJR

      Rua Verde a rua da familia Xanato!!!!

    • Anónimo

      Obrigado pela gentileza. Forte abraço.João Madurei...

    • Cid Simões

      Boa crónica.

    FB