Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves - Ainda o portão da CMC

08.11.05 | Fer.Ribeiro
portaocmc-bl.jpg

Há dias neste mesmo blog o Humberto Serra trazia à discussão algumas obras de serralharia de Chaves. Falou-se no gradeamento da Ponte Romana e no portão da entrada principal da Câmara Municipal de Chaves. Na altura publiquei a fotografia possível que tinha em arquivo sobre o referido portão.

Posteriormente, o F.P.Bravo envio-nos uma foto do portão da CMC, que segundo o mesmo, trata-se de uma foto tirada pouco tempo depois da sua implantação e que serviu de “Bilhete Postal” da oficina que o fabricou, e que servia para sua publicidade, notando-se ainda na parte inferior da foto o carimbo que então se usava na oficina.

O mote estava lançado. Como a oficina ainda existe e o artista que o executou ainda é um jovem de 90 anos, foi meio caminho andado para sabermos mais alguns pormenores sobre essa mesma obra de arte que é o portão da CMC.

Então é assim:
O portão começou a ser executado em 1938 por solicitação do então engenheiro da Câmara, o Engº Sá Fernandes. Demorou 2 anos a ser executado, e custou 5.000$00, importância que foi paga às prestações. As peças do portão foram cravadas, medronhadas e limadas, tudo trabalho manual que, simplificando, e após a obtenção das várias peças, consistia em fura-las com uma manivela, nos quais eram introduzidos cravos e posteriormente limados, peça a peça até se chegar ao portão final. Depois de pronto na oficina, foi contratada a diligência do correio do Porto para fazer o transporte até à Câmara Municipal, ao que parece era o único veículo com capacidade para o poder transportar.

Nas “Incursões Autárquicas” de Firmino Aires há uma referência a este mesmo portão: “30-12-1938 – Câmara Municipal – Pagamento à firma Carlos Rodrigues & Filhos, desta cidade, a quantia de 2.000$00, por conta do custo de um portão de ferro para a porta principal dos Paços do Concelho”.

E é tudo, só nos resta agradecer ao F.P.Pizarro a cedência da foto, ao Sr. Rodrigues por tão boa memória e à Bisneta do Sr. Carlos Rodrigues, a Engª Amélia Rodrigues pela recolha das informações.

E como o tema já começa a ser de Chaves antiga, o post é reproduzido no Blog Chaves Antiga (link aqui ao lado).

1 comentário

Comentar post