Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves em Festa

17.09.05 | Fer.Ribeiro
762-bl.JPG

Chaves sempre se debateu com a ausência de umas festas da cidade. Para muitos as festas da cidade deveriam ser por excelência conjugadas com a Feira dos Santos, quer pela tradição da feira quer pelo número de pessoas que essa mesma feira traz a Chaves. No entanto, nesta última quinzena de anos tem-se tentado fazer que as festas da cidade coincidam com o Feriado Municipal, no dia 8 de Julho. Mas para os puristas das festas, esta data peca por não ser religiosa, e festa que é festa tem que ter procissão, um Santo ou uma Nossa Senhora. É por essa razão que há uns tantos que defendem que as festas da cidade deveriam ser a da Srª das Brotas, que essa sim é verdadeiramente da cidade. Mas ano após ano e desde há muitos que a Srª das Brotas não tem festa digna de ter esse nome, se é que a duas ou três merendas se possa chamar festa.

Esta pequena introdução serviu apenas para chegarmos à Festa em Honra de Nª Srª das Graças que decorrem de 16 a 18 de Setembro em Chaves, ou seja, estamos em plena festa. E agora um pergunta para os flavienses ausentes. Conheciam esta festa?. Eu vou ser sincero, como flaviense residente, só este ano é que ouvi falar em tal festa, mas enfim, estamos num ano e mês em que tudo é possível. E Viva a festa! Ao que consta é o ressuscitar de uma festa que se realizava em Chaves nos inícios do Século passado e dizem as más línguas que terá uma periodicidade de 4 em 4 anos.

Eu pessoalmente e, na ausência de uma festa com tradição em Chaves, também sou dos que defende a Feira dos Santos com a Festa da Cidade. Essa sim deveria ser mais dignificada com actividades festivas e culturais paralelas à feira, mais dignificada com um recinto próprio para receber os feirantes e com recinto próprio para o parque de diversões, e sobretudo criar condições para quem nos visita nesses dias.

7 comentários

Comentar post