Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves - Rua Dr. Augusto Figueiredo Fernandes

05.09.05 | Fer.Ribeiro
1537-bl.JPG
A construção cor de rosa que se vê à direita na foto era a residência e antiga casa de saúde do Dr. Augusto Figueiredo Fernandes. Pelos serviços prestados por este médico, pela casa de saúde e, pelo desde sempre democrata, a Câmara Municipal, após a morte do médico, decidiu dar o seu nome à Rua.

Quando eu era criança era um dos poucos médicos que havia na cidade. Recordo existirem nessa altura, além do Dr. Figueiredo Fernandes, o Dr. Grilo, o Dr. Alcino, o Dr. Espírito Santo, o Dr. Raimundo, o Dr. Maximino, o Dr. Cipriano Costa, os Dr.s Carneiro (Carneirinho e Carneirão – era assim que se fazia as distinção dos dois). Infelizmente, à excepção do Dr. Carneirinho e Dr. Maximino, já faleceram todos.

As casas de Saúde do Dr. Fernandes e do Dr. Carneirinho eram um complemento ao antigo Hospital (actual Stª Casa da Misericórdia) . Na casa de Saúde do Dr. Fernandes inclusive existia um bloco operatório onde eram feitas muitas cirurgias. Foi precisamente aí que eu às 17H30 do dia 24 de Dezembro de 1975 fui operado de urgência sendo a equipa médica constituída pelo próprio Dr. Fernandes, pelo Dr. Raimundo, por uma enfermeira e pelo “enfermeiro” Albano, o mesmo que foi massagista do Grupos Desportivo de Chaves durante longos anos. Este blog existe hoje graças a esta equipa, pois considero eu que nessa quase fatídica fim de tarde me salvaram a vida.

Aqui fica a minha singela homenagem a essa equipa e ao Dr. Augusto Figueiredo Fernandes com este post.

5 comentários

Comentar post