Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves - Jardim Público

23.07.05 | Fer.Ribeiro
1444-bl.jpg
Aproveitando uma pequena reportagem fotográfica encomendada por uma amigo e flaviense ausente, fiz também umas fotos para o blog.

Trata-se do Jardim Público, o velho Jardim Público, o jardim das antigas verbenas, do ringue, do parque infantil, do coreto, da casa portuguesa, do namoro, da criançada, dos peixes vermelhos na taça. Com o passar do tempo tudo se foi perdendo, os peixes já não existem, crianças são poucas, de namoros não sei o que por lá se passa, a casa portuguesa ainda existe, o parque infantil (original) já há decadas que se foi e as verbenas já fazem parte da história.

A meio da reportagem apareceu a minha professora de "ginástica" do liceu. Trocamos umas palavras e falamos, claro, do jardim, das obras que para lá estão a projectar e se irá ser ou não mais um empedrar como aconteceu nas Freiras ou está a contecer no Tabolado. Ela diz estar atenta ao que por lá se irá passar. Eu irei também estar atento e registar, antes que seja tarde, todo o velho jardim em fotografia. Agora era conveniente que também todos os flavienses estivessem atentos ao que para lá se está a projectar.

É uma realidade que o Jardim Público necessita de atenção e de ser, mais que remodelado - tratado. É uma espaço que existe para o qual não tem sido chamada a devida atenção. É sem dúvida o espaço mais valioso da freguesia da Madalena, mas tem também contado com o desleixo de toda a gente. Desde o Município, Junta de freguesia e população. É sem dúvida ainda um espaço verde e agradável mas também um espaço que necessita da vida das noites de verão com passeios e verbenas e da alegria das crianças a brincar num parque infantil e de ser tratado.

É um espaço público que merece um debate público sobre o seu futuro, Compete-nos a nós flavienses fazer esse debate.

8 comentários

Comentar post