Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

MADALENA

29.12.06 | Fer.Ribeiro

.

 

Desde sempre o disse aqui que a Madalena é o outro lado da cidade, o outro lado do rio. O lado da cidade rural, o lado da cidade da minha infância, por isso, e sem menosprezar a cidade “cosmopolita” este é o meu lado natural da cidade, o lado onde todas as recordações dos tempos de puto estão guardadas no cantinho das boas memórias.

 

Recordações à parte, a Madalena possui um pequeno núcleo de construções muito interessante. As construções da ponte, a Igreja S.João de Deus, o Palacete de Cândido Sotto Mayor e seus jardins (!), o Jardim Público, a Capela de S. Roque, entre outros, são pontos de interesse que merecem um olhar atento.

 

Mas, esta situação do lado de lá da cidade, se por um lado deixa a Madalena sempre em segundo plano, por outro sofre também dos atentados urbanísticos de sempre, que infelizmente teimam em manter-se actuais.

 

O mamarracho mais recente, que ainda nem sequer está concluído, foi implantado nos jardins do palacete de Cândido Sotto Mayor, tendo-se sacrificado para o efeito, além do jardim, uma belíssima e enorme taça. Em tempos passados, documentado na foto de hoje, foi permitida a construção que se vê à esquerda, deixando prostrado um sonho de sempre, o sonho do Largo da Madalena.

 

Mas mesmo assim ainda vai sendo a madalena onde existe um pequeno centro comercial tradicional, este sim, igual a si próprio ao longo dos anos.

A respeito do post de hoje, só falta mesmo dizer que a fotografia é de arquivo e que foi tomada num Domingo, daí a ausência de vida humana (diúrna - claro) que a Madalena sempre nos habituou a ter.

 

E para terminar relembro que ao lado do post está uma votação on-line com algumas questões sobre o blog e sobre a cidade. Vá até lá, vote e vá vendo os resultados. A sua opinião, embora anónima, é importante.

 

Até amanhã de regresso ao nosso concelho rural. Uma aldeia espera por si.

 

 

Boas Festas!

3 comentários

Comentar post