Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves - Centro Histórico

08.01.07 | Fer.Ribeiro

.

De novo o regresso à cidade antiga. Antiga e velha, eis, infelizmente, a realidade.

 

As construções que se podem observar na foto são centenárias. São construções do século IXX que nasceram a partir das antigas construções medievais. Possivelmente as actuais construções assentaram a sua estrutura em cima de fundações e estruturas medievais.

 

Se por um lado este pequeno quarteirão está imbuído de história também por outro o está de caruncho, podres, ferrugens e outros males, que há muito pedem obras de restauro, cada vez mais urgente. Aliás males que se vão generalizando por todo o Centro Histórico e cidade antiga.

 

Penso (e a opinião é pessoal) que a par dos organismos estatais que zelam pela “integridade” e “preservação” destes espaços e destas construções, deveriam também haver outros organismos ou pelo menos departamentos dentro dos organismos existentes que incentivassem e apoiassem financeiramente a reconstrução de todo este património, que embora se trate de construções particulares, são património de todos nós, da cidade e até da humanidade. Responsabilidades e incentivos que poderiam e deveriam ser alargadas ao Município, que poderia passar por pôr à disposição (gratuitamente) de quem reconstrói e preserva, por exemplo o projecto, o apoio técnico, os arqueólogos e isenção nas taxas e licenças de construção. É que reconstruir no centro histórico, além de constituir um processo moroso e sem facilitações, também é caro e pouco compensatório. É o que eu penso.

 

E por hoje é tudo, amanhã há mais Chaves.

 

Até amanhã!

 

2 comentários

Comentar post