Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Pura distracção de lugareños

01.02.07 | Fer.Ribeiro

.

Há dois dias atrás a Fe deixava este comentário no blog:

 

“Hola, como he visto que le encantan los detalles, hay en una fachada del comienzo superior de la Ladeira da B., creo que es sobre el comercio del Sr. Pinto, una piedra tallada (seguramente aprobechada de otra construcción), rectángular, tiene tres arcos, una figurita central y dos rostros laterales, siempre me llamó la atención, aunque muchos lugareños lo desconocen, como está alta no se ve facilmente, si le agrada me gustaría un dia verla en su bonito bloc.”

 

Claro que me agradou e incluo-me dentro dos “lugareños” que tantas vezes por lá passou e nunca viu este pormenor.

 

Mais uma vez obrigado à Fe pela chamada de atenção e aqui está então o tal pormenor que é digno de ser visto e apreciado da arte que cada vez mais se perde, a arte dos artistas da cantaria.

 

Mas ao contrário da Fe, penso que este pormenor é original da construção e que serviu de padieira a uma antiga janela ou um vão tipo nicho. Note-se o alinhamento das duas juntas do aparelhamento da pedra por baixo do dito pormenor o que tudo indica que a pedra entre juntas foi colocada posteriormente, mantendo-se a antiga padieira. Seja como for é um bonito pormenor, daqueles que escapam aos “lugareños” e que fazem a delícia de quem o descobre.

Até amanhã de novo em Chaves, com ou sem pormenores.

 

2 comentários

Comentar post