Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves - Torre de Menagem

06.11.06 | Fer.Ribeiro
4872-bl.jpg

E de novo de regresso à cidade com o nosso actor principal – o castelo. Tudo é perfeito. Gosto da sua actuação neste palco onde tudo é puro e belo. O verde a seus pés e o azul como coroa contrastam bem com acastanhado a fugir para o dourado do nosso actor. Mas penso eu de que ainda poderia ser melhor. É certo que a sua envolvente o dignifica e o seu interior, com o museu militar, o engrandece, mas mesmo assim poderia ainda oferecer mais. Nunca consegui visitar o patamar intermédio porque não reúne (suponho) condições para receber visitantes, o que é pena e no entanto não seria difícil criar essas condições. Por outro lado há um pequeno troço (bem visível na foto) que não ofenderia ninguém se fosse reconstruído, refiro-me a empena em primeiro plano, à guarita do cunhal e central que se retomassem a traça inicial o nosso actor principal só teria a ganhar. Por último, aquelas portas de madeira pintadas de verde que se vêem na sua base, em vez de servirem de arrumos aos jardineiros, poderia ter outro fim mais digno, como por exemplo um mini-museu ou ainda melhor, um posto de informação turística e de partida para a descoberta do nosso centro histórico.

Independentemente dos reparos que fiz no parágrafo anterior, o nosso actor principal é motivo de orgulho para qualquer flaviense e um local e monumento que se recomenda para uma visita.

E para terminar, defendo e sou adepto das escavações arqueológicas que se vão fazendo na cidade, acho eu que são enriquecedoras para por a descoberto e estudar o nosso passado flaviense, no entanto já não sou tão adepto do tempo em que essas escavações se mantêm a descoberto e inactivas após concluída, pois deixam de ser escavações para passarem a ser buracos e às vezes até perigosos. Há largos meses atrás efectuaram-se escavações nas fundações do castelo e na sua envolvente, penso eu que estão concluídas. Se o estão, porquê razão permanecem abertas? É uma simples pergunta à qual não sei responder e, perguntar não ofende!

Tirando os senãos, penso eu que a imagem de hoje perdoa qualquer pecado.

Até amanhã, de novo na cidade.

4 comentários

Comentar post