Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves - Rua do Correio Velho/R.Gen. Sousa Machado

26.02.07 | Fer.Ribeiro

.

Já estava com saudades destas ruas que sempre encantam. Estranha-se a pouca vida mas agradecem-se as suas linhas e a sua arquitectura.

 

Quanto à rua, insiste-se em não conhece-la pelo nome, embora tenha nome de flaviense ilustre. Tal como as Freiras (agora largo), esta rua também é popularmente conhecida por Rua do Correio Velho que, também já em tempos, teve nome de Rua Nova. Mas o facto é, que esta é a Rua General Sousa Machado.

 

Fica aqui uma pequena contribuição para ficarmos a conhecer o General.

 

“António Júlio de Sousa Machado, nasceu em Vidago em 20-11-1849. Era filho de José Timóteo de Sousa Machado e de Florinda de Sousa Machado. Estudou em Braga e no Porto. Ingressou na Escola do Exército onde tirou o curso da arma de infantaria e assentou praça como voluntário em Outubro de 1867, sendo promovido a alferes graduado em 1870 e em 1875 a tenente, em 1882 a capitão e em 1891 a major. Em 5 de Outubro de 1910 era General. Reformou-se em 1911, passando a viver em Lisboa, onde faleceu em 3-6-1930 com 81 anos.

 

Foi o herói de Manjacase e Coolela, em Moçambique. Foi comendador da Torre e Espada de Valor, Lealdade e Mérito; Cavaleiro, Comendador e Grã-Cruz da Ordem Militar de S.Bento de Aviz; recebeu a Medalha de Ouro de D.Amélia”.

 

In Toponímia Flaviense, de Firmino Aires

 

E por hoje é tudo, até amanhã, de novo em Chaves.

 

Claro que a luta pelas urgências do Hospital de Chaves, não está esquecida, quando houver novos acontecimentos, eles passarão também por aqui. Para hoje, mais logo à noite, não esqueça os Prós e Contras, na RTP1, onde pela certa o problema de Chaves também estará em debate.

 

Até amanhã!