Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves - Pormenores

14.03.07 | Fer.Ribeiro

.

A cidade de Chaves está cheia destes pormenores da verdadeira arte de bem embelezar as construções. Por todo o centro histórico é assim. Obras exemplares de carpintaria e marcenaria, serralharia e cantaria que se reflectem em portas, janelas, portões, cancelas, clarabóias, varandas, gradeamentos, cachorros, molduras, etc, etc e etc. Em quase todas as construções centenárias do nosso centro histórico há pormenores dignos de realce e que contribuem para a beleza do todo, do nosso centro histórico.

 

Mas não há bela sem senão, e pondo de parte alguns atentados de construções mais recentes há também a idade das construções e a sua deterioração e falta de manutenção, como no caso fotografado de hoje, e onde a beleza da janela não é acompanhada pela beleza da parede e pintura envolvente.

 

Nos últimos dias tem-se falado aqui nas maravilhas de Chaves, que bem poderia ser uma das maravilhas de Portugal (tal como Óbidos), se (e já não é de hoje) tivéssemos sabido preservar aquilo que os nossos antepassados flavienses nos deixaram, mas mesmo assim ainda temos cidade histórica e muito património para mostrar, mas também é preciso reconstruir e preservar, coisa que à primeira vista parece fácil e até o é, mas também são precisos incentivos, apoios e até facilidades, quer por parte da nossa autarquia, quer por parte do poder central. Para acreditar e sonhar basta querer, mesmo que os tempos que se atravessam indiquem tudo no sentido contrário…

 

E para terminar, tal como tenho feito nos últimos dias, aqui fica o link para as 7 maravilhas de Chaves. Se ainda não escolheu as suas, aproveite agora e vá até .

 

Quanto às urgências do Hospital de Chaves, começo a ficar farto de todos os dias dizer o mesmo, começa-se a estranhar tanto silêncio. Vou mantendo a vela acesa, é a única coisa que (eu) posso fazer.

 

Até amanhã!