Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves - Olhares do Tabolado

26.03.07 | Fer.Ribeiro

.

Está a decorrer neste preciso momento um programa-concurso televisivo na RTP1 sobre os Grandes Portugueses. Ao longo de alguns meses tem-se vindo a discutir os grandes portugueses e de votação em votação chegou-se aos dez finalistas, dos quais hoje será votado apenas um.

 

Confesso que foi hoje a primeira vez que vi o programa e surpreendeu-me na lista dos dez mais, ver alguns nomes, uns pela positiva e outros pela negativa… mas não é por aí que quero ir... O que eu quero mesmo é acrescentar um nome à lista dos dez mais dos Grandes Portugueses, que é o do povo transmontano e de entre estes o povo do alto-tâmega e o povo flaviense, onde afinal começa Portugal

 

Mas como o nosso povo transmontano povo não está em votação, não votei nele, nas votei (pela primeira vez neste tipo de concursos) e ao ver a lista dos dez mais o coração ditou-me logo o voto em Fernando Pessoa, por isso votei D. Afonso Henriques. Por aqui já se pode ver que seja quem for o vencedor, estando o povo transmontano de fora, a eleição vale o que vale.

 

Claro que preciso de fazer uma declaração de voto e justificá-lo. Pois é assim: A foto de hoje convenceu-me, se não fosse o D.Afonso Henriques, estes senhores que ontem descansavam um final de tarde num banco do Tabolado, em vez de estarem a desfrutar de uma linda paisagem da madalena, do lado de lá do rio e bem flaviense, pela certa que estavam a olhar para paisagem, linda na mesma, mas espanhola.

 

Claro que como todos os políticos, não interessa sé é verdadeira ou não a minha declaração de voto, mas para a posteridade, será esta a que constará.

 

Haver vamos que é afinal o Grande Português.

 

 

No publica e não publica este post, saiu o vencedor – António de Oliveira Salazar.

 

Tal como o meu voto de Fernando Pessoa foi para D. Afonso Henriques, também o da maioria do eleitorado deste concurso, neste país democrático foi para Salazar.

 

Acho que este concurso e esta votação valem o que valem,  mas isto quererá dizer alguma coisa! E pela certa que irá correr muita tinta a respeito do assunto…

Há no entanto nesta votação de hoje um voto justo, o do 3º Grande Português - Aristides de Sousa Mendes.

 

Mas e para rematar, que fique bem presente que o meu Grande Português é o Povo Transmontano e o Povo Flaviense e viva o triste fado do ser portugues e o futebol e a vitória de ontem da nossa selecção.

 

Até amanhã em Chaves!

 

4 comentários

Comentar post