Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves e a Srª das Brotas

16.04.07 | Fer.Ribeiro

.

 

Desde já e para não ficarem com ideias, deixem-me dizer-vos que esta foto é de arquivo, mais propriamente do dia 24 de Abril do ano passado, dia em que se festejava a Nossa Senhora das Brotas.
 
Pois hoje é dia da Nossa Srª das Brotas e em homenagem ao passado, ainda recente, tinha que deixar aqui uma imagem do recinto onde a festa sempre se realizou. Este ano, confesso, não sei se há festa, pois o Forte de S.Neutel e a sua envolvente estão em obras, de qualquer das maneiras, a haver festa, será como a dos últimos anos, uma festa que passa despercebida à maioria dos flavienses e, que só se vai realizando, graças à carolice de meia dúzia de “velhos do Restelo” para quem a tradição ainda vale o que vale e é o que era. Um bem-haja para a sua carolice.
 
É pena que esta festa esteja tão esquecida pelos flavienses, pois é umas das genuínas festas flavienses.
 
Mas se por um lado temos pena que coisas destas aconteçam, ou melhor – não aconteçam, por outro lado segue-se a regra das festas de Chaves, ou seja, não haver tradição de verdadeiras festas na cidade.
 
À excepção da Feira dos Santos, que são as verdadeiras festas da cidade, embora nunca reconhecidas oficialmente como tal, vão-se ensaiando dias de festas. O mais recente é o dia da cidade, o 8 de Julho, que junta gente mas não traz gente, porque embora feriado municipal, nunca houve tradição de verdadeira festa nesse dia.
 
Mas não vale a pena estar para aqui a “chover no molhado”, pois tudo vai continuar como até aqui…a Srª das Brotas vai continuar a passar despercebida, o dia 8 de Julho vai continuar a valer pelo feriado municipal e a nossa festa rainha é, e será sempre, a Feira dos Santos, só é pena que nunca tenham olhado para ela como tal e que desde sempre não tenha também poiso certo. Estamos a 6 meses de nova Feira dos Santos, e lanço um desafio: – Alguém sabe onde vai ser a Feira dos Santos deste ano!?
 
Entretanto vou continuando por aqui, e amanhã cá estarei de novo, nesta linda e nobre cidade de Chaves pelo Tâmega beijada, mas sem festas de tradição (a não ser – repito – a Feira dos Santos).
 
Até amanhã!

 

2 comentários

Comentar post