Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves - Pormenores da Rua Direita

18.04.07 | Fer.Ribeiro

.

 

Não faltarei muito à verdade se disser que este é um dos mais belos edifícios de Chaves e felizmente que não é caso único, pois no Centro Histórico há umas dezenas destas belezas da arquitectura centenária da cidade, e nem sequer é preciso mudar de rua.
 
O que acabo de dizer pode parecer contraditório, mas não o é, pois cada edifício é um edifício que tem as suas belezas, os seus pormenores, as suas singularidades e que embora diferentes, cabem todos dentro do meu conceito de beleza.
 
Mas hoje o que interessa é mesmo este edifício da Rua Direita, mesmo no seu início e aberto ainda para o Largo do Arrabalde. Um edifício nobre, brasonado e onde todos os pormenores foram feitos com arte. Desde as caixilharias e o seu desenho com o pormenor dos vidros de cor que pela certa se transformam em alegria no ambiente interior, a riqueza de varandas e seus gradeamentos, as molduras dos vãos e até a cor dos rebocos e da pedras. Para mim cai tudo na perfeição, acho mesmo que a única coisa que está lá a mais é mesmo aquele cartaz do “ALUGA-SE”.
 
Gostaria de vos falar um pouca da história do edifício, do autor do projecto, do dono,  donos, ou famílias desta casa, mas sinceramente além de me espantar com admiração pelo edifício em sí, nada mais sei, mas pela certa que terá também uma história, por detrás de “grandes casas” há grandes histórias também.
 
Até amanhã, como sempre, em Chaves cidade.

16 comentários

Comentar post