Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

...

02.05.07 | Fer.Ribeiro

.

Ainda há tempos eu dizia aqui no blog que trocava a ordem das minhas preferências sobre as ruas da cidade. Aquela que para mim sempre tinha sido a rua principal e mais interessante, a Rua de Stº António, passava para segundo lugar no meu ranking, subindo ao primeiro lugar a Rua Direita.
 
Pois passados alguns meses, o primeiro lugar mantém-se para a Rua Direita, mas subo ao 2º lugar a Rua de Stª Maria e infelizmente, com muita pena minha, a Rua de Stº António passa agora para 3º lugar e por muita razões, que pela certa davam para muitos post’s neste blog, mas deixo-vos com duas razões apenas:
 
     1ª – Cada vez mais gosto das ruas do centro histórico sem carros:
 
     2ª – A Rua de Stº António é também, cada vez mais, uma rua de passagem e que ao longo dos anos tem perdido alguns dos seus encantos. Começou por perder os cafés mais emblemáticos da cidade (Ibéria e Comercial e 5 Chaves), o Cine-Teatro e por último o Jardim das Freiras.
 
E agora as razões para a subida no ranking da Rua de Stª Maria:
 
     1ª – Não tem trânsito;
     2ª – Tem vindo a ser recuperada, preservando-se a traça inicial das fachadas;
     3ª – A riqueza na arquitectura tradicional centenária e dos pormenores de algumas das construções.
 
Que me desculpem os amantes da Rua de Stº António, mas a minha decisão (pessoal é certo) é definitiva: - Rua de Stª Maria em 2º Lugar.
 
Até amanhã, por aí na cidade.

1 comentário

Comentar post