Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves - Quinta do Rebentão

05.05.07 | Fer.Ribeiro

 

.

 

Hoje trago-vos esta ave bem exótica, não sei de que paragens e bem longe de ser transmontana. E aqui até podia dizer-vos que foi uma fotografia que tirei numa das minhas viagens a um país também exótico…mas não, apenas percorri seis quilómetros (desde Chaves) para tomar esta foto.
 
Às vezes esquecemos aquilo que temos por cá.
 
Pois hoje vou fazer publicidade, vou “vender-vos” a Quinta do Rebentão.
 
Há quase 20 anos atrás a Câmara Municipal comprou uma quinta que dava pelo nome de “Quinta do Rebentão”, ali mesmo ao lado de Vila Nova de Veiga e pertença à freguesia de S.Pedro de Agostém. Uma quinta de montanha, com uma casa, muitas árvores, uns largos hectares e um pequeno riacho. Era uma quinta naturalmente bonita e interessante, como aliás todas as nossas montanhas.
 
Depois de uns anos abandonada, começaram a surgir projectos para a Quinta. O primeiro, no pequeno “vale” junto ao riacho, foi o Parque de Campismo (para substituir o de S.Roque, na Madalena), depois apareceram os projectos de piscinas, de um pequeno lago, de um restaurante, de uma pista de manutenção, de uma quinta biológica e um “recinto” para animais “esquisitos”.
 
Tudo que foi projectado já existe e recomenda-se, aliás já é do conhecimento de muitos, mas também do desconhecimento de muitos mais.
 
A apenas 6 quilómetros de Chaves, a umas poucas centenas de metros da E.N.2, entre Chaves e Vidago, temos toda esta oferta, uma oferta que se recomenda a quem gosta de campismo, de piscinas e da natureza, principalmente esta última que pode ser desfrutada percorrendo a pista de manutenção, quer a sério quer em simples passeio.
 
Uma visita que recomendo a todos que não conhecem a quinta. Uma visita para se fazer sem pressas, numa manhã, numa tarde, num dia, numa semana, o tempo que quiser…mas no mínimo uma manhã ou uma tarde para poder percorrer toda a quinta e apreciar, principalmente as espécies que por lá abundam, quer vegetais, quer animais, algumas bem esquisitas como a da foto de hoje, ou cisnes negros no pequeno lago, patos e outras aves aquáticas, pavões, e outros animais em cativeiro ou selvagens, assim haja olho para os ver e ouvir. No entanto não pensem que vão ver um jardim zoológico, porque está muito longe disso, pois existem algumas espécies, quanto a mim bem distribuídas pelo espaço existente e perfeitamente integradas como se fossem naturais ou selvagens.
 
Enfim, para quem gosta da natureza, de campismo e de piscinas, ou tem crianças, é um espaço a não perder e visitar. Eu próprio, que vou lá de vez em quando, quando termino a visita, digo sempre para comigo: - Tenho de vir aqui mais vezes!
 
Quanto ao “bicho” exótico e personagem da foto de hoje, lamento não ter registado o seu nome e origem, mas é uma das espécies que está lá à sua espera.
 
Até amanhã, no nosso concelho rural.

3 comentários

Comentar post