Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

S.Pedro de Agostém - Nossa Senhora da Saúde

27.05.07 | Fer.Ribeiro

.

 

Se a devoção e a fé num dia qualquer de semana e com a porta fechada é como na imagem, imaginem como ela não será nos dias em que se celebram as festas em honra da Nossa Senhora da Saúde.
 
Pois hoje e amanhã, curiosamente em terras de S.Pedro (de Agostém), celebra-se a festa da Nossa Senhora da Saúde,  no seu santuário. Uma festa cheia de tradição que leva até ela gentes de todo o concelho e também de outros concelhos vizinhos. È sem duvida alguma, a par do S.Caetano,  a festa com mais tradição no nosso concelho, quer religiosamente falando, quer pelas tradicionais merendas, que como a tradição também dita dia quente e “atrovoado”, deve ser apreciada numa boa sombra.
 
Também pessoalmente estou ligado por várias cerimónias a este santuário. Comecei por nele ser padrinho de casamento para depois anos mais tarde acabar por eu próprio ser noivo na cerimónia e outras duas cerimónias se repetiriam com os baptizados dos meus filhos. Tudo graças ao santuário em si e a verdade seja dita, ao Padre do Santuário, o Padre Ladislau que bem cedo se “atravessou” no meu caminho, quando nos meus 13 anos o “apanhei” como professor a ensinar-me os caminhos da vida e ainda muito longe de saber que mais tarde seria ele que me viria a casar e também a ser amigo. Um abraço para o “meu Padre de cerimónias” (como costumo dizer) e também para o amigo, claro.
 

Então até amanhã na festa, embora o blog, como sempre regresse à cidade, de Chaves, para não variar.

2 comentários

Comentar post