Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves e a Ponte do Comboio sobre o Tâmega

16.06.07 | Fer.Ribeiro

.

Nos tempos em que havia comboio, era pela ponte que se vê ao fundo da foto que ele passava o Rio Tâmega, ou seja, passava da freguesia de Curalha para a freguesia de S.Pedro de Agostém e vice-versa
 
E para não falar mais do comboio, das saudades do Texas, de como traiçoeiramente a linha foi fechada e a falta de visão municipal para fazer o aproveitamento turístico entre (pelo menos) as áreas termais de Chaves, Vidago e Pedras Salgadas, como ia dizendo e para não “bater mais no ceguinho” vamos falar de pontes.
 
Pois esta é a única ponte ferroviária existente sobre o Rio Tâmega (dentro do concelho de Chaves) e uma das 8 pontes que atravessam o Tâmega dentro do concelho, uma das 4 pontes totalmente construídas em granito, uma das 2 pontes que liga as duas margens com apenas um arco em granito sobre o leito do rio e a única ponte que agora está inactiva. Feita a contabilidade só falta mesmo referir que além de obra de arte que já o é por natureza, é uma autêntica obra de arte dos inícios do século XX digna de ser apreciada.
 
Quanto ao prometido Downill do Brunheiro, mesmo com intensa chuva decorreram os treinos durante todo o dia de ontem e hoje durante o dia serão realizadas as provas com ou sem chuva. Quanto às fotos, logo se verá se a chuva as vão permitir, caso afirmativo teremos post extra, caso contrário, lamento-o, mas fico-me pela intenção.
 
Então até mais logo com post extra ou então até amanhã de regresso à cidade.

2 comentários

Comentar post