Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves - Rua Bispo Idácio - Pormenor

28.06.07 | Fer.Ribeiro

.

 

Às vezes andamos por aqui na blogosfera  armados em flavienses genuínos de pura raça e esquecemos os flavienses que embora nascidos noutras paragens e até fora de Portugal, são mais flavienses que muitos dos que por cá nasceram, os da pura raça. É o caso da Fe e, não sou suspeito quando o afirmo, pois nem sequer tenho o prazer de a conhecer, mas conheço-lhe o seu ser flaviense e a sua dedicação e amor à cidade de Chaves, mas mais que isso, conheço-lhe o seu olho clínico para descobrir pormenores no centro histórico de Chaves. É o caso apresentado na foto de hoje, de um pormenor de uma inscrição numa das casas da Rua Bispo Idácio, que eu flaviense me confesso, já tinha passado umas boas dezenas, senão centenas, de vezes pelo local e nunca me tinha apercebido de tal inscrição.
 
A inscrição está numa construção que fica na Rua Bispo Idácio, mesmo ao lado da Adega da Luz (antigo café Angola) e quanto ao que lá está escrito a Fe pensa (visto com olhos leigos como ela própria diz) que será: “ ESTAS ARMAS USOU FAZER A POVO DE CHAVES data”. Pois eu não tenho coragem para tanto, pois já dei voltas e mais voltas à inscrição e de lá só tiro mesmo “ ESTA …FAZER…CHAVES”. Parece haver uma quase certeza é quanto à data de construção do edifício e que penso ser um dos mais antigos da rua e que segundo a própria inscrição será de 1611 ou 1671 ou não!
 
Aqui fica um desafio para os mais entendidos na matéria e que vale uma dúzia de pastéis de Chaves para quem descobrir ou conseguir ler o que está escrito. A análise da “tradução” ficará a cargo de um conselho científico de gente idónea com idoneidade idónea. Vamos lá aos pastéis!
.
.
 
Quanto à Fe, só tenho ou temos a agradecer pela descoberta e pela foto e,  fico à espera de outro pormenor que o seu olho clínico pela certa descobrirá.
 
Entretanto, até amanhã em Chaves!
 

3 comentários

Comentar post