Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

As 7 Maravilhas de Chaves - Dia 3

02.07.07 | Fer.Ribeiro

.

 

Quem conhece este blog e me conhece, sabe que tenho a teimosia suficiente para levar os meus projectos até ao fim. Desta vez o projecto é eleger as 7 maravilhas de Chaves, a coincidir com a eleição das 7 maravilhas do mundo e as 7 de Portugal. Aliás é da minha opinião (e realço “da minha”) que algumas das nossas maravilhas flavienses são também maravilhas de Portugal e, não se ficam em nada atrás das maravilhas propostas a nível nacional. Mas estamos também habituados a ser os provincianos desprezados e a viver entalados entre montanhas aqui em (a)Trás-(d)os-Montes e,  se desde Lisboa nos minimizam com o resto de Portugal que faz parte da paisagem, cá pela terra temos orgulho em ser aquilo que somos – flavienses há mais de 2000 anos e até temos uma Top Model e sabe-se lá quanto mais, que fazem inveja a qualquer terrinha deste Portugal.
 
Somos o resto que é paisagem sim senhor e, geralmente fazemos acompanhar a paisagem com uma boa batata da montanha, regada com o azeite cá da região e para acompanhar pode vir cabrito cá da terra, ou vitela, cordeiro, ou tudo quanto é do “reco” (alheiras, linguiças, salpicões, sangueiras, presunto do verdadeiro, pés e orelhas) que “marcham” sempre numa dieta de cozido ou feijoada à nossa moda,  ou com uns grelos ou couves da horta, uns milhos, umas fabas ou palhada e sempre, claro,  regados com um bom líquido tinto do lavrador. Iguarias, poucas, que nunca chegarão a dentes dos senhores de Lisboa… mas isso já são outras maravilhas flavienses, que graças a Deus, são dietas que ainda vão existindo cá pela terrinha e que para exageros, até temos uma fonte de digestões difíceis.
 
Vamos lá então às nossas maravilhas flavienses, não custa nada, basta entrar nos comentários e dizer-nos quais sãos as suas 7 maravilhas preferidas.
 
Fica, para ajuda, a lista das nomeadas (por ordem alfabética), até à presente data:
 
Caldas de Chaves
Capela da Lapa
Capela da Stª Cabeça
Cemitério Velho
Centro Histórico
Edifício da Câmara Municipal
Edifício da Estação da CP
Edifício da Panificadora de Chaves
Edifício do Antigo Hospital
Edifício do Faustino
Edifício dos Duques de Bragança (Museu Municipal)
Forte de S.Francisco
Forte de S.Neutel
Hospital de Chaves
Igreja da Misericórdia
Igreja Matriz
Igreja de S.João de Deus – Madalena
Jardim das Freiras (a título Póstumo)
Jardim Público
Jardins da cidade
Jardins do Castelo
Largo do Arrabalde
Monumento aos Mortos da I Grande Guerra
Muralha Medieval
Muralha Seiscentista
Pelourinho
Poldras
Ponte Medieval do Ribelas (Caldas)
Ponte Nova (Engº Barbosa Carmona)
Ponte Romana
Praça da República
Praça de Camões
Praça do Município
Rio Tâmega
Torre de Menagem – Castelo
Veiga de Chaves
Vestígios por descobrir de Aquae Fláviae
 
Esta listagem ainda poderá crescer até ao próximo dia 07-07-07, mas o que interessa mesmo é que cada um deixe nos comentários aos post’s desta semana (em qualquer post) as suas 7 preferências para no próximo Sábado, a partir das 22 horas, fazermos aqui a contagem final e ficarmos a saber quais as nossas 7 maravilhas flavienses.
 
Até amanhã com a(s) foto(s) de mais maravilhas nomeadas, mas o importante mesmo é seu comentário com as suas 7 maravilhas. Vá lá, não custa nada…
 
Até amanhã com mais maravilhas flavienses!

5 comentários

Comentar post