Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves Rural - Sandamil e o Presidente da Junta

28.10.06 | Fer.Ribeiro
sandamil.jpg

A imagem de hoje é de Sandamil.

Sandamil fica a 15 quilómetros de Chaves e pertence à freguesia de Nogueira da Montanha. Paredes meias com Capeludos, torna-se difícil, para quem não conhece, compreender a separação física entre as duas aldeias, que inclusive até partilham da mesma rua principal – a Rua Central.

Mas a partilha não termina na rua comum às duas aldeias. Sandamil partilha de toda a vida e/ou da mesma vida comum a toda a freguesia, uma freguesia de montanha composta por 11 aldeias que no planalto partilham também famílias, amigos, usos, costumes e o mesmo modo de viver, um viver no rigor de uma vida difícil onde e só quase os mais velhos ainda teimam em dar vida aquelas paragens, vida(s) que é e são também preocupação de um personagem (também) comum a todas as freguesias – O Presidente da Junta.

A imagem de hoje é de Sandamil e do Presidente da Junta a falar, ou melhor, a ouvir os problemas da população, pois com os meios que têm pouco mais podem fazer do que ouvir os problemas das populações, que pouco mais pedem que água (o antigo e velho problema) um arranjo ou outro nos caminhos, um arranjo na escola (se a há), na capela e no cemitério, coisa pouca que o Presidente da Junta terá que mendigar (o termo está correcto) junto da Câmara e, de usar e recorrer a toda a sabedoria, arte e jeito de mendigar, para obter alguma coisa, coisa pouca, que é muita coisa para a sua freguesia. E é assim que o desempenho de um presidente da Junta é avaliado pelas populações, pouco interessando a sua cor política ou partido com o qual foi a votos, pois o que interessa na freguesia é mesmo o homem que veste a pele do Presidente da Junta e, uma coisa vos garanto, vestir a pele de Presidente da Junta numa freguesia rural é obra e, um pesado fardo de suportar, que só é pago pelo amor que têm à freguesia e às suas gentes.

Ser Presidente da Junta de uma aldeia que é freguesia é tarefa difícil. Imaginem agora o que é ser Presidente de uma freguesia com 11 aldeias…

Honra seja feita ao Sr. José Chaves por vestir a pele do Presidente da Junta de Nogueira da Montanha e por saber ouvir e também mendigar em prol das suas aldeias.

Tal como fiz no último fim-de-semana em que apresentei uma imagem típica e comum a todas as aldeias, hoje também vos deixo com a imagem do Presidente da Junta, que tão bem tipifica os Presidentes da Junta das nossas freguesias rurais: - o Sr. José Chaves, ao qual agradeço também (mais uma vez) a agradável companhia na descoberta da sua freguesia.

Até amanhã, noutra aldeia do concelho.

1 comentário

Comentar post