Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves - freguesia de S.Vicente da Raia

14.07.07 | Fer.Ribeiro

 

.

 

E como hoje é Sábado vamos até ao nosso concelho rural. Habitualmente vamos até uma aldeia, mas hoje quero deixar aqui toda uma freguesia.
 
Se alguém me pedisse para recomendar uma freguesia do nosso concelho rural que o caracterize e que demonstre a sua beleza, pela certa que hesitaria na resposta, pois todas as nossas freguesias têm a sua ruralidade e a sua beleza, mas se me pedissem que apresentasse apenas meia-dúzia das nossas freguesias, uma delas era pela certa S.Vicente da Raia.
 
De facto a Freguesia de S.Vicente da Raia, e quando digo freguesia estou a referir-me à própria aldeia de S.Vicente da Raia, a Orjais, a Aveleda e a Segirei, tem todos os ingredientes para ser uma das nossas freguesias recomendadas e por várias razões. Começo pelas razões naturais, pela beleza do desenhar das montanhas e pequenos vales, pela verdura, pela água pura e cristalina e de como as aldeias se souberam conciliar e proteger com o aconchego das montanhas, principalmente em Aveleda e Segirei. Depois quanto a ruralidade, tem toda a ruralidade que é possível ter, quer no modo de vida, quer nas suas gentes, quer até no seu isolamento em relação à cidade de Chaves. Convém não esquecer que Segirei fica a 35 quilómetros de Chaves e é a aldeia mais distante e que ainda há 20 anos atrás (a toda a freguesia) o acesso era feito em “estrada” de terra batida e maioritariamente sinuosa. Hoje, embora mantenha a sinuosidade que até lhe dá um certo encanto, já é uma estrada que tem a dignidade do asfalto. Mas a freguesia tem muito mais. Tem a sua riqueza cultural das aldeias íntimas do interior e muitas estórias para contar da sua condição raiana  por onde eram feitas obrigatoriamente muitas das rotas do contrabando e de passagem para a Galiza e de trocas de produtos, amizades e até familiares com as aldeias irmãs e vizinhas da Galiza.
 
Também no campo da blogosfera e da Internet a freguesia é exemplar, pois uma freguesia com 4 aldeias consegue ter 4 sítios (também exemplares) na net, como a página e blog de Segirei, e as páginas de Aveleda e S.Vicente (todas com link aqui ao lado na barra lateral).
 
É sem dúvida uma das freguesias que pode orgulhar os seus naturais como é também orgulho do concelho e que eu saliento, para além das razões já apresentadas, pelas suas belezas naturais,  onde é comum ver o verde dos campos e o azulado das montanhas a perder-se no azul do horizonte, onde a montanha é rainha, mas que também conhece os verdejantes vales e até os férteis planaltos como o de Orjais.
 
Para quem não conhece, recomendo uma visita de espírito aberto.
 
Até amanhã por aí em continuação no nosso concelho rural.

6 comentários

Comentar post