Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves - United Colors of Casas de Monforte

21.07.07 | Fer.Ribeiro

 

.

 

Chaves Rural – Casas de Monforte (1)
 
United Colors of Benetton e o mais provável é que o United Colors não seja da Benetton,  mas da feira de Chaves, pois as gentes das aldeias não vão assim muito atrás das etiquetas, preferem antes aquilo que é bom, confortável e sobretudo barato. A vida não está para brincadeiras.
 
Mas sejam da Benetton ou não, o que interessa mesmo é que haja roupa a secar nas varandas e janelas, ou seja lá onde for. É sinal de vida e de que ainda há gente para a lavar e para a vestir, coisa que já vai escasseando nas nossas aldeias, principalmente nas aldeias “difíceis” de montanha, onde tudo é um convite para partir. Casas de Monforte não é diferente das restantes aldeias de montanha, basta passar por lá para se observar que é uma aldeia envelhecida em que grande parte das casas do seu núcleo está abandonada e as poucas pessoas que por lá vivem, maioritariamente, vivem em meia dúzia de novas casas que construíram na entrada da aldeia.  
 
Casas de Monforte é um bom exemplo da aldeia típica de montanha em que os seus filhos partiram, uns para o estrangeiro e que quando regressam preferem a comodidade da cidade à da aldeia e outros porque estudaram e é nas cidades que têm os seus empregos. Filhos da terra que voltam sempre à terra quando podem, mas só de passagem, num ou outro fim-de-semana, nas férias ou no dia de festa ou de festas.
 
Casas de Monforte, como o nome indica, é uma aldeia de terras de Monforte, onde ainda uns “tantinhos” resistem e vão vivendo do amanho das terras ou da exploração de granitos da indústria lá existente, pertence à freguesia de Águas Frias e fica a 15 quilómetros de Chaves, com vistas que chegam até ao vale, terras de Barroso, terras Galegas,  e planalto de Paradela (dos fidalgos) até Mairos, com a pedra da Bolideira alí ao lado, um bocadinho acima.
 
Só a título de curiosidade é a terra de onde saiu um dos Presidentes da Câmara de Chaves do pós 25 de Abril.  
 
Até amanhã, e porque é Domingo, vamos por aí no nosso concelho de Chaves.

(1) - Em tempo: Vêr segundo post dedicado a Casas de Monforte aqui: http://chaves.blogs.sapo.pt/307041.html

12 comentários

Comentar post