Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves e os Pardais

26.07.07 | Fer.Ribeiro

Os Pardais

 

.

 

Hoje ficam estes 5 pardais em representação da Banda Flaviense “ Os Pardais”.
 
Esta Banda Flaviense foi fundada em 18 de Janeiro de 1925, por um grupo de amigos de onde se destacou João Gonçalves, conhecido por “João das Pombas”, que segundo consta, hipotecou a sua própria habitação a um banco para financiar a Banda e,  pelo que se vê, valeu a pena, pois esta Banda já anda há 82 anos a dar música aos flavienses (e não só).
 
Curioso é como a passarada está ligada à música em Chaves. O João das Pombas, Os Pardais e claro que não podemos ignorar aquela que durante muitos anos foi rival dos Pardais e que infelizmente já não existe – a banda “Os Canários”.
 
Pois a banda hoje vem a propósito da vida que dão às nossas festas religiosas e populares do nosso concelho. Já se sabe que festa sem procissão acompanhada pela banda, sem foguetes ou arraial, não é festa, muito menos festa que se preze, e se for mesmo das “boas”, então o arraial tem que ter duas bandas para o despique, claro que agora também tem “conjunto”, mas “conjunto” por muito electrónico e muita tecnologia que tenha, ainda não consegue acompanhar procissões.
 
Pois hoje fica aqui a minha homenagem à Banda dos Pardais e também às restantes bandas do concelho, as bandas de Ervededo, Loivos, Outeiro Seco, Rebordondo e Vila Verde da Raia (penso que desta vez não esqueci nenhuma).
 
Até amanhã, de novo nesta cidade de Chaves.

3 comentários

Comentar post