Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves - S.Caetano

12.08.07 | Fer.Ribeiro

 

.

Hoje é o segundo Domingo de Agosto ou seja o dia em que todos os caminhos vão dar ao S. Caetano, ali para terras de Ervededo como quem caminha em direcção ao Barroso.
É dia de festa no S,Caetano, dia de “deslocação obrigatória para rezar, para pagar promessas, para venerar o Santo e orar, para simplesmente ser visitado, para merendar, para recolher água, para descansar, para festejar”. São palavras de há um ano atrás e que hoje repito tal como repetida é a romagem a este Santo. E dizia também: “Eu diria que o santuário do S.Caetano está para o concelho de Chaves e concelhos vizinhos, como o Santuário de Fátima está para Portugal.

A aproximadamente 15 quilómetros de Chaves, pertença da freguesia de Ervededo. O S.Caetano tem o seu ponto alto no 2º Domingo de Agosto, quando é tradição (mais que promessa) fazer a deslocação até ao santuário a pé. E neste caso a tradição continua a valer e penso mesmo que de ano para ano cada vez há mais adeptos a cumprir a caminhada. Penso que serão já alguns milhares de pessoas que, sobretudo na noite do 2º Sábado de Agosto, cumprem o ritual e tradição de se deslocarem ao S.Caetano a pé.
.

.“comes” e garrafão de tinto à sombra, com a merecida e obrigatória sesta, claro!


Mas o S.Caetano é também convidativo pelo espaço em si. Há uns anos atrás foi lá criado um parque de lazer, com merendeiros e churrasqueiras, aliadas às apetecidas sombras dos dias quentes de verão e primavera. Desde que o sol começa a abrir e a aquecer, que não há fim-de-semana que não haja merendas no S.Caetano, à nossa boa maneira, de manta no chão, muitos