Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves - Centro Histórico e Enferrujado

15.08.07 | Fer.Ribeiro

 

.

Ainda ontem vos falava dos materiais e pormenores das construções tradicionais do nosso Centro Histórico e referia as autênticas obras de arte que eram feitas com o ferro. Eis um exemplo de uma autêntica obra de arte, mas também um exemplo do bonito que é feio.
 
O último parágrafo do capítulo  «Rua da Ponte» da Toponímia Flaviense termina assim:
 
“Triste testemunho e incapacidade de visão deixam os responsáveis aos seus vindouros dos erros permitidos e tolerados”
 
Firmino Aires quando escreveu isto referia-se as construções outrora erigidas “em cima” da ponte a jusante da mesma, mas aplica-se perfeitamente também à construção a montante e que em tempos deu pelo nome de Pensão Comércio.
 
De facto grande parte do nosso Centro Histórico, além de “enferrujado” está a cair de velho e podre e os responsáveis, nada fazem pela sua preservação e logo aqui onde ao lado mora a nossa Top Model.
 
Mas quem são os responsáveis?
 
Sinceramente acho que todos são responsáveis e culpados e, este todos, inclui, além dos proprietários dos prédios, da Câmara, do Governo e das suas instituições (que deveriam zelar por estas coisas), e da Assembleia da República (que não legisla nesse sentido) e a nós próprios, pois também nós assistimos aos atentados e ao apodrecer da cidade velha e nada fazemos, pois vivemos conformados com aquilo que é nosso e é aqui que está a nossa grande culpa, ao deixarmos para os “outros” aquilo que também é nosso: O Centro Histórico e toda a cidade.
 
Enfim, termino por aqui, em Chaves, cidade de que tantos gostámos e que, às vezes, tanto dói.
 
Até amanhã.

1 comentário

Comentar post