Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves Rural, Castelões na NET

18.08.07 | Fer.Ribeiro

 

.

Juro-vos que não tenho nenhum contrato com a aldeia de Castelões, mas Castelões, embora já tivesse passado por aqui várias vezes, uma delas recentemente, torna a povoar este blog.
 
Razões!? – Fortes e muito simples.
 
Hoje Castelões merece aqui o destaque e com um tiro, mato dois coelhos.
 
1º Coelho – Miguel Torga que no último domingo (se fosse vivo) faria 100 anos. Miguel Torga e as suas passagens por Castelões e pela Senhora do Engaranho, à qual já nos finais da sua vida se rendia. Uma homenagem a Torga.
 
2º Coelho – Um blog made in United States dedicado a Castelões (é obra!).
 
Comecemos por Miguel Torga e duas passagens por Castelões:
 
Castelões, Chaves, 9 de Setembro de 1982
 
Visita à Senhora do Engaranho, pobremente recolhida numa ermida tosca da serra, com lindas vistas e muita solidão. É um consolo verificar como o nosso povo teve artes de arranjar em todas as horas advogados para todas as aflições. A desgraça é que os arranjou no céu.
 
Miguel Torga, in Diário XIV
 
Castelões, Chaves, 29 de Agosto de 1989
 
Peregrinação contrita à Senhora do Engaranho, desta vez por minha intenção, na esperança de que ela seja também advogada dos enjeridos do espírito.
 
Miguel Torga, in Diário XI
 
Se eu fosse de Castelões só me poderia sentir honrado por tão nobre visita e pelas suas palavras, mas hoje, Castelões também se pode sentir honrada porque já tem um sítio na net, em http://casteloes.blogs.sapo.pt , feito com certeza com todo o amor e carinho por um filho da terra ausente, que partiu há anos para os Estados Unidos da América mas que levou a terrinha no coração. O José Gonçalves não resistiu às saudades e já que de cá ninguém lhe levava Castelões até si, ele levou Castelões a si próprio e partilha-o com o mundo digital.
 
A partir de hoje Castelões é mais grande, e que este amor à terra sirva de exemplo e incentivo a outros “Castelões” deste nosso concelho.
 
Um abraço para o José Gonçalves, parabéns e felicidades para o blog.
 
Da minha parte, continuarei (sem contrato) a passar de vez em quando por Castelões, a visitar o blog Castelões e claro que a partir de hoje também fica aqui o devido link para o blog.
 
Mais uma vez parabéns ao José Gonçalves e a Castelões.

3 comentários

Comentar post