Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves - Azulejos das Caldas de Chaves

20.08.07 | Fer.Ribeiro

 

.

É tão bom regressar à cidade, mesmo que nem sequer tivesse saído dela, regressar é sempre bom. É como chegar a casa, à nossa, mesmo que esteja desarrumada e todas as nossas coisas em balbúrdia, mas estamos em casa. Aliás a cidade no mês de Agosto também anda sempre desarrumada e em balbúrdia, mas continua a ser a nossa cidade e até bem mais animada.
 
Não sei porque mas toda a gente se lembra de meter férias em Agosto, vêm aos molhos, invadem a terrinha, a sua pacatez e até nos ocupam o lugar do sofá de que tanto gostamos, tal-e-qual  como quando recebemos a família toda ou um grupo de amigos numa festa lá em casa e se perdem os silêncios e as sestinhas no sofá e que chega às páginas tantas, depois de tanta festa, copos e conversa, começamos a desejar de novo o silêncio e a sonhar com uma sestinha. Afinal é isso, Chaves está em festa, na festa das férias de verão e de Agosto e que todos marcam presença na terrinha.
 
Agosto é também mês de turismo e comércio, de se promover também o que é nosso e aquilo que temos para oferecer ou vender, e os comerciantes lá vão fazendo o que podem pela vidinha… e fico-me por aqui porque hoje o que temos mesmo é azulejos.
 
Sempre achei um erro a demolição da antiga buvete, aquela que anda semeada pelos jardins e a fazer de bancos e muros no Tabolado. Sempre achei que ela podia coexistir perfeitamente com a nova buvete. Mas o mal já está feito e agora temos o que temos e não é pouco, porque lá vai prestando o seu serviço, além de ser um local agradável para visitar e estar, além de ser estar cheio de pormenores. Os azulejos que a decoram, são um exemplo disso e um apelo também às nossas águas termais e, embora não me conste que nunca, ninguém, partiu as muletas à sua saída, é um bem para muitas maleitas, já para não falar das digestões difíceis a que as dietas flavienses obrigam.
 
Até amanhã, na terrinha, em festa de férias.

1 comentário

Comentar post