Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves Rural - Parada

26.08.07 | Fer.Ribeiro

 

.

Estava em dívida para com as terras da Castanheira, mas o seu dia tinha de chegar e chegou.
 
Vamos começar precisamente por aquela que mais dista da cidade e dá pelo nome de Parada, à beirinha de terras de Valpaços, a 26 Km de Chaves e pertença da freguesia de Sanfins da Castanheira.
 
Já há uns bons aninhos que não ia por lá e fiquei surpreendido. Estava à espera de encontrar uma aldeia a condizer com o nome, mas não. Claro que estamos em Agosto e em Agosto tudo é diferente e já é sabido que as nossas aldeias, em Agosto, ganham uma nova vida. Mas os campos não se cultivam sozinhos e, se estão cultivados, é porque há gente para os cultivar. Mesmo assim, vai sofrendo dos males de todas as aldeias, e esses males são visíveis no casario tradicional do núcleo da aldeia, que tal como todos, está envelhecido, fechado e em ruínas ou à beira de… o que daí se conclui também que os jovens já há muito que não fazem da aldeia o seu poiso permanente e embora “nos correios” da aldeia (um dia destes explico) constem vinte e poucos apartados, estou em crer que em permanência (fora de Agosto) a aldeia se reduza à metade em número de pequenas famílias.
 
Pois ontem andei de visita por terras da Castanheira mas ainda não foi desta que fui ao S.Gonçalo. Eu bem tentei, mas a sabedoria do povo fez-me voltar para trás, não pelo S.Gonçalo, que esse ainda se recomenda, mas pelos caminhos que nos poderiam levar até ele. Fica para uma próxima visita, nem que tenha de ser a pé.
 
E Parada e as suas terras, são terras para nova visita e com mais tempo para poder apreciar as magnificas paisagens que lançam olhares para a terra quente, pena que os incêndios dos últimos anos lhe tivessem retirado muito do seu verde e floresta, mas mesmo assim, foi terra que gostei de rever.
 
Até amanhã de regresso à cidade de Chaves.

4 comentários

Comentar post