Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves Rural - Cimo de Vila da Castanheira

02.09.07 | Fer.Ribeiro

 

.

Esta já é uma velha conhecida minha. Há coisa de 20 anos atrás parti à aventura pela primeira vez à procura desta igreja, precisamente para a fotografar. Na altura não gostei do que vi, pois a igreja eram apenas 4 paredes em pé, telhado não existia e no seu interior apenas silvas, madeiramento caído, restos de telhas e lixo.
 
Passados 20 anos tudo está diferente. A igreja foi recuperada, tem telhado e procedeu-se aos arranjos exteriores da área envolvente. Hoje é uma igreja digna de ser visitada, não só pelos arranjos, mas também porque não é uma igreja qualquer, pois trata-se da Igreja Românica de São João Batista  que está referenciada em tudo quanto é roteiro da especialidade e classificada pelo IPA como monumento. A época de construção é do Séc. XIII/XIV. No seu interior ainda se podem verificar pinturas a frescos nos dois lados da parede do arco cruzeiro, embora deterioradas. Ao lado e separada da igreja pelo antigo cemitério, está a torre sineira, de construção mais tosca, que em tempos já teve três pisos e sinos. A data de construção desta torre é anterior à da igreja e pensa-se que inicialmente teria sido construída com funções militares de defesa.
 
E agora vamos até Cimo de Vila, freguesia acolhedora (como fazem questão de lembrar logo à entrada da aldeia) e que fica a 24 quilómetro de Chaves. À freguesia, além da aldeia de Cimo de Vila, pertence ainda a aldeia de Dadim. A freguesia é tipicamente rural, ainda com muita vida que se reflecte nos campos tratados e novas plantações, principalmente de castanheiros e com um sector também importante de pecuária. A freguesia, segundo o Censos de 2001, tinha 605 habitantes e 409 edifícios.
 
O acesso à aldeia é feito a partir de Chaves pela EN 103 até à Bolideira. A partir de aí é feito por Estradas Municipais do planalto em direcção a Dadim… é só seguir a indicação das placas.
 
Cimo de Vila da Castanheira tem como características particulares a promiscuidade existente com a aldeia e freguesia vizinha de Sanfins da Castanheira, pois não existe separação física entre as duas aldeias. Outra particularidade é a de ter um campo de futebol onde ainda se joga futebol.
 
E por hoje é tudo, mas fica a promessa que Cimo de Vila tornará a passar por este blog.
 
Até amanhã de regresso à antiga Aquae Flaviae.

7 comentários

Comentar post