Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves Rural - Nogueirinhas

21.10.06 | Fer.Ribeiro

nogueirinhas.jpg

Com a recente construção da barragem, as Nogueirinhas perderam parte do encanto, romantismo e pacatez de há vinte anos atrás (quando as conheci), pelo menos, perdeu a imagem que eu retinha na memória. Perderam o romantismo mas ganharam nos acessos e as velhas Nogueirinhas, quase isoladas e onde gente “de fora” era rara, passaram a ser itinerário de passagem nos passeios de Domingo à barragem.


Pela certa (aventuro-me a dizê-lo) que pelas Nogueirinhas passou mais gente nestes últimos dois anos que em toda a sua existência e ficava, tal como fica a apenas 9 quilómetros da cidade de Chaves.


Na procura de informação sobre as Nogueirinhas, em pesquisa na net, tive uma agradável surpresa e descobri um blog sobre a freguesia. Um blog que teve início em Fevereiro deste ano e última actualização em Abril e do qual retirei este pequeno trecho:


“Nogueirinhas, pequeno povoado que se situa na encosta do Monte de Santa Luzia, rodeada de outeiros coroados de penedos sobrepostos. A seus pés, corre rumorosamente um ribeiro, cujas margens são delineadas pelo arvoredo e onde foi construída recentemente uma barragem para irrigação dos terrenos agrícolas e que serve também de zona de lazer. A aldeia está quase desabitada, restando a viver, no aglomerado, tão somente, três casais. A padroeira é Santa Luzia, cuja imagem ocupa o lugar principal no altar da modesta capela”.


http://curraldevacas.blogspot.com , é este o endereço do blog. Vale por alguma informação que contém sobre a freguesia, só é pena que não tenha actualizações desde Abril.


Até amanhã, numa aldeia do concelho.


 Nota: Acrescento este parágrafo após o post ter estado on-line durante umas horas e após os 2 primeiros comentários ao post. Quando descobri o blog curraldevacas.blogspot.com, não me apercebi que tinha sido remetido para o arquivo do mesmo, em que a última publicação era de Abril deste ano. Na realidade o blog tem-se mantido activo ao longo do ano sendo a sua última publicação de 2 de Outubro. As minhas desculpas aos autores do blog e como redibição do meu pecado, aqui fica o link, bem como passará a constar nos link’s das freguesias.


Até mais logo!

3 comentários

Comentar post