20º Aniversário do Blog Chaves
“Domingo, 2 de janeiro de 2005”, ainda na descoberta de uma coisa nova chamada blog que o portal SAPO tinha acabado de lançar, iniciámos nós esta longa caminhada de blogar Chaves e a sua região, já lá vão 20 anos, um número redondo que até poderia merecer ser celebrado com alguma pompa e circunstância, nem que fosse, e só, pela sua idade, mas que nós apenas vamos assinalar como mais um aniversário do blog, como mais uma estação desta caminhada, conscientes de que ainda temos muito caminho para andar e para cumprir, sobretudo algumas promessas que fizemos e que fazemos questão de cumprir.
O 1º post (há 20 anos)
Mas 20 anos são 20 anos, de alguma responsabilidade, de alguma disciplina, mas sobretudo de muita teimosia em estar aqui todos os dias, ou quase todos, de vez em quando vamos pecando, por vezes, a vida para além do blog impede-nos de ter a disponibilidade desejada, e depois também nós vamos crescendo, como quem diz, envelhecendo, com o corpo também a exigir alguma atenção e já não tão disponível como outrora o era. Mas 20 anos são 20 anos e nesta longa caminhada já muita coisa aconteceu neste blog, tanta, que depois de fazer um zapping por algumas das coisas que por aqui ficaram, algumas delas já nem as recordava.
Dias de gelo - Planalto do Brunheiro
Cidade de Chaves - Rio Tâmega e Ponte Romana
Temos consciência que estes 20 anos de blog, embora sendo um projeto pessoal, só foi possível com a disponibilidade, ajuda e colaboração de terceiros, daí termos pelo menos a obrigação de agradecer a quem nos foi apeando nos apeadeiros desta caminhada. Desde já começamos por agradecer ao portal SAPO por nos disponibilizar este espaço e ter uma equipa de apoio sempre pronta a ajudar e a resolver os nossos problemas de edição, bem como ao incentivo que os seus destaques a alguns dos nossos posts sempre nos proporcionam. Obrigado SAPO. Depois temos que agradecer, com toda a gratidão do mundo e amizade, àqueles amigos que ao longo destes 20 anos foram colaborando com este blog, com fotografias e crónicas, alguns com mais que uma crónica. Queremos aqui deixar os seus nomes e/ou pseudónimos, que de tantos que já foram, corremos o risco de esquecer alguns, aos quais desde já peço desculpas, mas com a idade, a memória também já não é aquilo que era.
Vila Grande (Dornelas) em dia de São Sebastião
Um muito e sincero obrigado a:
A.Adolfo (Pseud.)
António Augusto
António de Souza e Silva
António Chaves (Pseud.)
António Roque
António Tâmara Júnior (Pseud.)
António Tedim
Augusto de Sousa
Blog da Rua Nove
Cristina Pizarro
Fé Alvarez
Francisco Melo
Gil Santos
Herculano Pombo
Herman JC
Humberto Ferreira
Isabel Seixas
João Madureira
Jorge Medeiros
José Carlos Barros
José Francisco (Pseud.)
José Hermínio Moreira
Lúcia Pereira da Cunha
Luís da Granginha (Pseud.)
Luís de Boticas (Pseud.)
Luís Filipe M. Anjos
Luís Henrique Fernandes
Manuel Cunha (Pité)
Maria Francisca (Pseud.)
Mário Esteves
Paulo Chaves
Raimundo Alberto
Rita (Pseud.)
Rui Santos
Sandra Pereira
Tupamaro (Pseud.)
Voz de Chaves (Paulo Reis)
Por último agradecer a todos aqueles que desde esse lado, anonimamente ou não, nos tem acompanhado, com um agradecimento especial àqueles que além do acompanhamento de vez em quando vão comentando.
Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril
Centro Histórico de Chaves
E com esta já poderíamos ir andando a caminho de outro apeadeiro, mas ainda temos alguns números que queremos deixar, algumas anotações e pelo menos mais dois agradecimentos, um deles, mais um agradecimento pessoal, ao próprio blog, pela possibilidade que me deu em aprofundar e estudar alguns temas e matérias, a nossa história mais próxima e a descoberta do nosso território, sobretudo o concelho de Chaves, concelho de Montalegre, concelho de Boticas, concelho de Vila Pouca de Aguiar, freguesias do Barroso do concelho de Ribeira de Pena e do concelho de Vieira do Minho.
Entrada no Concelho de Chaves (Soutelinho da Raia)
Centro Histórico de Chaves
Também o agradecimento que não poderia faltar para os meus fiéis companheiros da fotografia e das andanças na descoberta do território mais próximo, o António Sousa e Silva, o João Madureira e o Humberto Ferreira, mas também ao Padre Lourenço Fontes pela sua hospitalidade nas nossas passagens por Vilar de Perdizes, pela sua companhia e partilha de sabedoria nalgumas descobertas do Barroso e viagens, pela documentação e saber que nos vai facultando e sobretudo pela sua amizade. Um bem-haja para todos vós.
Centro Histórico de Chaves - Arrabalde
Centro Histórico de Chaves - Rio Tâmega e Madalena
Fica também o apontamento de que vamos continuar a caminhar por aqui diariamente, e retomar a normalidade do blog com as publicações regulares das aldeias do Barroso ainda em falta (das freguesias barrosãs de Vieira do Minho e Ribeira de Pena) e que, ainda este ano, iniciaremos a publicação das aldeias de Vila Pouca de Aguiar, cujo levantamento fotográfico no terreno está praticamente concluído.
Jardim do Tabolado e Ponte Nova
Centro Histórico de Chaves - Rua de Santo António
Deixar também a nota de que este blog continuará a ser dedicado ao Reino Maravilhoso que nos rodeia, e continuará aberto a quem nele queira colaborar ou a ele queira regressar. Serão sempre bem-vindos!
Cidade de Chaves - Feira dos Santos
Para terminar ficam alguns números deste blog, diretos e sem rodeios, como se de um texto de telegrama se tratasse:
20 anos de existência
4 104 659 visualizações
9 860 posts publicados
23 855 fotografias publicadas
Centro Histórico de Chaves - Arrabalde
Vilar de Nantes - Corpo de Deus
Quanto às imagens de hoje, são repetentes, 20 no total (uma por cada ano de existência do blog) repescadas de alguns posts publicados ao longo do ano velho de 2024.
Centro Histórico de Chaves - Arrabalde
E por hoje, em dia do nosso 20º aniversário, é tudo.
Centro Histórico de Chaves - Arrabalde
Um bom dia, e um bom ano de 2025!