Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves rural - Redial - Portugal

23.09.07 | Fer.Ribeiro

 

.

 

Na volta pelas nossas aldeias hoje passamos por Redial.
 
Redial fica a 10 quilómetros de Chaves e pertence à freguesia de Vilela do Tâmega, localizada entre Chaves e Vidago o acesso é feito a partir da EN 2.
 
Aldeia agrícola e fértil com produção de bom vinho, batata, frutas, milho e centeio, mas, como a grande maioria das nossas aldeias, é uma aldeia também envelhecida com falta da gente jovem para tratar dos campos.
 
Quanto ao casario, também é o costume, ou seja,  o tradicional está degradado ou em ruínas e as habituais casas novas (poucas) na periferia da aldeia. Mas entre o degradado ou em ruínas. sobressai o solar dos herdeiros de Agostinho Pizarro, onde o belo, mete dó, mas mesmo assim pode-se apreciar o seu belo brasão e o relógio de sol, este é sem dúvida o exemplar mais bonito que conheço na região, mas também (como de costume) falta-lhe o ponteiro para sabermos as horas.
 
Pelo que apuramos, em tempos a aldeia terá integrado os Caminhos de Santiago.
.
.
 
Nas fotos, o “outrora” solar, o brasão, o relógio de sol e a D.Laura que lá do alto dos seus não sei quantos anos (pois já não se lembra da idade) simpaticamente nos recebeu e é uma das resistentes da aldeia.
 
Até amanhã de volta à cidade.

4 comentários

Comentar post