Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Rua 25 de Abril 1993 - Rua 25 de Abril 2007

09.10.07 | Fer.Ribeiro

 

.

 

Não, não se enganou nem  está no blog Chaves Antiga, está mesmo no blog Chaves (actual), mas trago aqui esta foto para podermos recordar como era esta rua em 1993 e que assim foi até 2001, altura em que a muralha (Baluarte do Cavaleiro) ruiu, caiu e arrastou com ela a maioria das casas que lhe estavam adossadas.
 
Hoje está assim:
.
.
 
Mas não foi à primeira reconstrução que a muralha ficou de pé, pois ainda havia de ruir novamente antes de chegar à vista actual. Tudo fica bem, quando termina em bem… mas o problema, é que a história desta muralha ainda não terminou, e ao que parece ainda a procissão vai no adro, pois o proprietário das antigas casas nunca chegou a entendimento com a Câmara Municipal (o contrário também se aplica) e o caso vai decorrendo em tribunal. Até lá (ao entendimento) a nesga de terreno existente entre o passeio e a muralha é pertença do antigo proprietário e vai daí, que nos últimos dias, resolveu vedar a nesga de terreno, colocar portão, fechadura e até caixa de correio com número e tudo (cinquenta e picos), e cá pra mim, não tarda nada e, qualquer dia, bota pra lá com uma plantação de “coubes” ou nabiças. Vou dando notícias!
 
Ah!, só mais um apontamento. Os 5 guardas continuam por lá, bem alinhadinhos, perfeitamente perfilados e em sentido, pena é que esta “guarda real” nada tenha a ver com a nobreza do Baluarte do Cavaleiro e até hoje ainda não ouvi um argumento válido para que aqueles plantões estejam ali plantados, antes pelo contrário, basta passar por lá ao fim da tarde para ver que a companhia não é muito agradável, mas quem sabe se não virá a dar jeito ao proprietário da nesga, fertilizante, não falta por lá.
 
Até amanhã, em Chaves, com nesgas, couves, cavaleiros, muralhas ou sei lá…, amanhã logo se vê.

2 comentários

Comentar post