Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves Rural - Prado - Madalena

13.10.07 | Fer.Ribeiro

 

.

 

Chaves rural – Prado.
 
Lá vou eu outra vez até às origens, pois o Prado fazia parte dos domínios da minha juventude mais jovem, de criança, quando ainda era de confiança andar só, armado em autêntico explorador, qual Indiana Jones, por essa veiga fora e até montanha adentro, que neste caso até é serra, o Brunheiro. Todos estes lugares foram “bicicletados” por mim, com paragens obrigatórias onde havia boa fruta…
 
O Prado fica a 3 quilómetros de Chaves e fica na freguesia rural da cidade, daquela que sempre deu de comer à freguesia urbana da cidade. Claro que já entenderam que falo da Madalena e de Stª Maria Maior, pois é isso mesmo, o Prado é um dos lugares da freguesia da Madalena e (claro) o acesso mais directo a partir da cidade é feito via o bairro da Casa Azul, Sr. da Boa Morte até ao V do Faustino (isto já é código). Chegados ao V, segue-se o braço da esquerda e eis o Prado. Se por engano seguir o braço direito, também não há problema, vai parar à Quinta da Condeixa. Aproveite o engano e aprecie o casario daquela que foi uma das quintas mais importantes da veiga.
 
Quanto ao milho, já não sou do tempo das desfolhadas tradicionais, mas por aqui (Prado) e pela aparência da imagem, ainda é a tradição a que manda.
 
Até amanhã, pela nossa ruralidade de Chaves.

1 comentário

Comentar post