Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves Rural - Sobreira

15.10.06 | Fer.Ribeiro
sobreira-bl.jpg

Há dias publiquei um post sobre Sobreira. Pouco ou nada disse a respeito da Aldeia, pois aproveitei o post para falar das vindimas. Ficou prometido o post a Sobreira e como o prometido é devido, vamos até Sobreira.

Ao longo dos últimos 20 anos tenho frequentemente andado por aí, pelo concelho, quer por motivos profissionais quer simplesmente em passeio. Costumava dizer que conhecia todo o concelho à excepção de duas aldeias: Sobreira e Almorfe. Agora só me falta conhecer Almorfe.

Pois foi desta que fui até Sobreira e, embora não ficasse surpreendido com o que vi, pois tal como esperava é mais uma aldeia com todas as características das nossas aldeias de montanha, surpreendeu-me a imagem que hoje publico. Pois já não é muito habitual encontrar pontos-de-encontro de gente, com gente. Não sei se por hábito ou mero acaso, em Sobreira ainda se encontra gente no ponto de encontro, ali mesmo num encontro de ruas, onde nem sequer faltam os merecidos assentos. Por respeito, apenas tomamos a foto e nem sequer entramos na conversa, que pela certa foi interrompida pela nossa passagem.

Quanto a Sobreira, tal como já atrás disse, é uma aldeia com todas as características de uma aldeia rural de montanha, ou seja, com pouca população e envelhecida que vai vivendo das reformas e do pouco que a terra dá, emigrantes com as tradicionais visitas anuais de verão e pouco mais.

Sobreira fica a 9 quilómetros de Chaves, tem como vizinha a aldeia das Avelelas, e pertence à freguesia de Águas Frias. O acesso à aldeia (a partir de Chaves) é feito pela Estrada Nacional nº103 até Assureiras do Meio, passando a partir de aqui a fazer-se pela Estrada Municipal nº541-1 e depois pelo Caminho Municipal nº1059. Quanto a população residente, resume-se apenas a umas dezenas (poucas) de pessoas.

E o seu a seu dono, hoje a foto é de autoria do meu habitual companheiro de viagens nas “incursões” de fim-de-semana por este concelho fora – o Rui Leonardo.

1 comentário

Comentar post