Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

São Domingos, Chaves, Portugal

18.11.07 | Fer.Ribeiro

 

.

 

Se não fosse por respeito ao santo, em vez de São Domingos chamava-lhe São Dominguinhos e pela única e simples razão de São Domingos ser a aldeia mais pequena do concelho. Em tamanho, da listagem oficial que tenho das aldeias, e para comparar, só mesmo as Nogueirinhas e Peto é que lhe fazem frente, mas estas até fazem jus ao nome que adoptam, pois Nogueirinhas já é diminutivo e Peto, já todos sabemos que são sempre pequenos e magros para as nossa necessidades. Fora estas duas aldeias, existem outras duas que me custa identificá-las: Vale de Zirma da freguesia de Vilar de Nantes e Vila Rei da freguesia de Selhariz.
 
Mas hoje é de São Domingos que se fala aqui, e como tal vamos até lá.
.
.
 
A 13 quilómetros de Chaves, é uma das portas de entrada do concelho de Chaves para quem sai do Barroso e vem de Boticas, Montalegre (alternativa antigamente muito usada) ou Braga, pela E.N.103. Casas são meia dúzia, contando com as da periferia (leia-se à letra porque é a realidade, exagerada até, pois casas habitacionais serão no máximo três), pessoas suponho serem outras tantas (não vi nenhuma na minha deslocação mas como existem casas e os cães ladravam, suponho que há gente para habitar as casas e dar de comer aos cães), capelas são duas (uma é mais nicho e estão quase juntas) e uma paragem de autocarro.
.
.
 
Vi-me e desejei-me para conseguir fotos para este post. Valeu-me a capela que tem interessantes pormenores, como o do Santo na torre sineira, que suponho ser São Domingos e um pouco de montanha.
.
.
 
São Domingos é aldeia pequena, mas o prometido é devido e tem o mesmo direito que as outras a passar neste blog, ainda para mais quando é uma das 6 entradas principais no concelho e bem mais digna que a entrada principal na cidade a partir da auto-estrada.
.
.
 
Consultei os entendidos, mas sobre São Domingos também nada dizem, aliás resumem-na às capelas e duas ou três casas.
 
E amanhã cá estarei de novo na cidade de Chaves.