Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

São Lourenço - Chaves - Portugal

25.11.07 | Fer.Ribeiro

 

.

 

Hoje vamos mais uma vez até São Lourenço, aqui bem pertinho da cidade e de onde ela melhor se avista. Mas não são as vistas de Chaves que hoje interessam, hoje são mesmo as vistas e alguns pormenores de São Lourenço que por aqui deixo.
 
São Lourenço pertence à freguesia das Eiras, fica a 10 quilómetros de Chaves e desenvolve-se ao longo da Estrada Nacional 213 (Chaves-Valpaços) num dos contrafortes da Serra do Brunheiro entre colinas e outeiros. Mas tem um pequeno núcleo que se desenvolve à volta da capela, um núcleo com todas as características das nossas aldeias tradicionais e de montanha e onde geralmente gosto de poisar o meu olhar.
.
.
 
Mas hoje até é diferente, além da vista geral da aldeia, temos também alguns dos pormenores desse núcleo, presunto e até um avião, que não voa, mas encanta com todos os seus pormenores.
 
Claro que São Lourenço já é bem conhecida de muitos flavienses amantes das merendas com bom presunto, do pão centeio, das azeitonas, da cebola e um bom vinho. Para quem é amante destas dietas, São Lourenço é um destino obrigatório e quer o presunto seja de Chaves ou não, é do bom.
.
.
Mas a aldeia de São Lourenço está também ligada à história milenar pois está situada junto de um povoado pré-histórico, numa plataforma que se espraia até ao Penedo do Califa. Diz ainda a documentação existente sobre a aldeia, que noutro, denominado Penacova, existiu uma vasta caverna formada de penedias, que possuía bancos de pedra, pias e outros objectos graníticos, numa superfície pavimentada com mais de cinquenta metros quadrados. Por esta povoação também passava a via romana, que se dirigia até Pinetran e da qual ainda existem alguns troços, como o que é visível a partir do Miradouro de S.Lourenço e, a nascente da aldeia, ainda existe uma ponte romana com um arco.
.
.
São Lourenço é a povoação mais importante da freguesia, possui campos férteis e muita água e embora os campos ainda se vão cultivando, alguma das suas gentes estão, naturalmente, mais virados para a cidade e segundo a história, Chaves bem lhes pode estar agradecida, pois sempre que Chaves foi palco de acontecimentos históricos, S. Lourenço desempenhou um papel relevante, dada a sua posição estratégico militar.
.
.
A capela é de devoção a Santiago e possui um característico campanário galaico-transmontano. Pequenos mas grandes pormenores que pedem mais uma visita a São Lourenço e mais um registo fotográfico e um post futuro, pelo menos com estes ricos pormenores que a história lhes deixou.
E amanhã cá estarei de novo, de volta à nobre cidade de Chaves pelo Tâmega beijada.
Até amanhã!
 

15 comentários

Comentar post