Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre o "Reino Maravilhoso"

18
Jan08

Chaves, cidade «porreira» e «pimbeira»!


E como hoje é Sexta-Feira de lamentos e ainda antes de entrar-mos por uma aldeia, excepcionalmente temos um post extra, um lamento também, de alguém, flaviense ausente, que é bem conhecido da blogosfera flaviense e que consideramos, quer pela amizade e fidelidade que tem mantido com os blogues, quer com os seus autores e com toda esta região flaviense.
 
 
Chaves, cidade «porreira» e «pimbeira»!
 
Hoje, amanhã e depois aí se realiza a Convenção de Ranchos, Grupos e “Pimbeiros”!
E «habilidosamente» se aproveita para montar um envergonhado número de barracas com amostras dos excelentes produtos da Nossa Terra!
A Feira dos Sabores e dos Saberes, mais do que propaganda dos produtos da Região, é uma boa oportunidade para os pantomineiros «Pimba», do costume, acrescentarem «feitos» aos seus «anos de carreira».
Se os promotores do evento acreditassem mesmo na Qualidade dos Produtos Regionais   -   o que até nem era difícil, nem favor algum, pela evidência da excelência dos mesmos   - organizariam um certame com o devido realce dos próprios produtos e produtores.
E, até, no lugar ou na hora de tanta palhaçada em palco, realizariam palestras, colóquios, conferências sob temas Regionais!
Mas, na verdade, não é a promoção dos «Sabores e Saberes» dos Flavienses que lhes interessa.
Eles, esses edis narcisistas e demagógicos   - e até ingratos   - aproveitam uma imitação grosseira do que, Muito Bem, fazem os seus vizinhos do Alto-Tâmega, e misturam o prestígio dos produtos da Região com produtos «pimba».
Montalegre realizou a sua Feira Regional.
Constituiu um verdadeiro sucesso para o conhecimento, divulgação e prestígio de Barroso.
Estivemos lá.
E não precisou de pantominas, nem de «play-back»!
O certame estava muito bem organizado.
Os visitantes foram lá para VER e COMPRAR os produtos Barrosões e não tiveram a distraí-los enxurradas de «verdadeiros artistas».
Qualquer barrosão e agente de autoridade mostrava agrado e atenção em orientar as visitas.
As bancas estavam bem adornadas com os produtos e os expositores irradiavam simpatia.
O ambiente era festivo e afectivo. E os tocadores de Concertina e/ou Acordeão apareciam bem acompanhados de cantadores, alegrando e divertindo a multidão.
Foi uma Feira que mais pareceu uma Convenção de Família!
 
Aí por Chaves, essa «chachada» de Feira dos Sabores e Saberes não passa de uma mal-disfarçada habilidade para aumentar «os índices de popularidade» de gente que confunde o grau de «peneiras» com o grau de competência ou de aplicação ao Serviço!
A maioria dos que aí forem será composta pelos papalvos e mirones costumeiros, mais para verem os «brinquedos» com pés de barro do que para apreciar e comprar as preciosidades expostas por meia dúzia de tristonhos representantes das coisas boas da Nossa Terra.
O panfleto publicitário diz mesmo do engodo que se trata!
 
E Chaves continua a ser uma cidade «porreira», porra!
 
O Jornal “Público”, de ontem, faz-se acompanhar de um suplemento dedicado a CHAVES.
Pelas contas do distribuidor, 70.000 leitores ficarão a saber onde fica e como chegar à ««Eurocidade que novos caminhos abre à cidadania de base dos europeus»»!
Saxões, bretões, «franciús», malteses, e outros ões, acos, eses e anos, tomai lá, que é para ficardes «gregos»!
 
Chaves é mesmo uma cidade fantástica!
 
A auto-estrada que lhe passa ao lado liga-se-lhe em Curalha, tão envergonhada que nem uma placazita a indicar saída para as “Caldas” lá existe. Para Boticas e Carvalhelhos é que é o caminho!
Lá mais à frente, apertada por Valdanta, Bustelo e Outeiro Seco, lá aparece uma quelhazita, à tropeçar em casitas e casas atrapalhadas com a passagem aflita e o cruzamento assustado de viaturas que vão ou que vêm.
Os «bons acessos» prometidos no título da página 8 e figurados na 9, são um rico engodo para as entradas na cidade.
 
“É uma revolução silenciosa a que se está a viver em Chaves”, diz o Destaque 1.
É verdade, sim senhor.
Aos Flavienses, paulatinamente vai-se-lhes tirando o pio!...Aí parirão as Galegas e as ricaças de fora! As grávidas, os doentes da cidade e do Concelho que vão para os «rais que os parta»…ou para Vila Real!
É evidente que para esses edis (partidocraticamente eleitos), os Flavienses estão em primeiro lugar ….nos «apartados de balanço»…ou «nas sobras das suas iluminadas técnico-tácticas de estratégias de inovação e progresso»!
 
Querem lá saber que o rio meta nojo, e os ribeiros cheios de lixo; que na Veiga se construa ao calhas; que os 1.ooo metros vendidos se escriturem 10.000, ou 100.000; que o saneamento de uma Freguesia fique a meio; que Serviços Públicos fundamentais para a qualidade de vida, saúde e segurança sejam eliminados; que os monumentos históricos caiam aos pedaços, ou se atulhem de desprezos; que os muros das moradias dos «novos-ricaços» açambarquem os espaços públicos; que os Cafés não ganhem para o papel higiénico e a limpeza das retretes - porque os convidados visitantes não querem pagar multa por mijarem e fazerem cocó à esquina ..da Câmara …ou do polícia; que os doentes passem horas a gemer nos corredores do Hospital de Vila Real… ou a 100 metros da porta de entrada, na bicha das ambulâncias; que homens e mulheres «na força da idade» continuem a «pirar-se» para a estranja (de dentro ou de fora) à procura de trabalho e de sustento; que por aí se criem 1oo postos de trabalho à custa de 3oo despedimentos por fecho dos negócios tradicionais; querem lá saber!...Querem lá saber!...
 
QUEREM LÁ SABER!
 
Querem, querem!
 
Ora vejam que «««assumindo uma estratégia de desenvolvimento confiante e ambiciosa, a CMC – seguida de perto por dezenas de investidores – está a posicionar a cidade não como uma terra de fronteira, periférica, mas como o centro nevrálgico para uma vasta Região que engloba o Norte de Portugal e a Galiza, desde o Porto a Vigo»»».
 
Lá se vai BRAGA – Porto e Guimarães- por um Canudo!!!
 
“”Nenhuma cidade está em melhores condições de ser este pólo unificador”””, começa o 2º§ da página 6!!!!
Que grande descoberta!
Que divina revelação!
 
Os vocábulos «projecto», «estratégia», «estratégico», «vantagens», «benefícios», «investimento», e mais uma caterva deles, são usados (e abusados) exaustivamente pelo arrazoado habitual das comunicações (seja por que meio for) dos «órgãos competentes» e dos relatores encomendados para o suplemento do”Público”.
 
O «líder» da autarquia diz, a torto e a direito, que “”há, da parte de Chaves, uma natural liderança estratégica (esta não podia faltar) dos concelhos à volta””.
Bem arranjados estavam Boticas, Montalegre, Vila Pouca e Valpaços (e Vinhais) se estivessem à espera das iniciativas, das «lideranças» de (desta) Chaves!
O que lhes vale é que, enquanto os autarcas de Chaves se entretêm com «estratégicas geometrias variáveis sustentadas e sustentáveis», os daqueles Concelhos «metem mãos à obra» e estão a pôr as suas Vilas lindas, bem afamadas, muito visitadas; aumentam «EFECTIVAMENTE» a criação de emprego, cuidam a sério dos seus cidadãos, enfim, mostram-se seriamente empenhados no desempenho da sua missão.
Ora, por Chaves, os autarcas fazem qualquer “coiseca” em função da sua «Função», mas, quanto a «Missão»….«’stá kéto»!    - querem lá saber o que isso é!
 
Mas lá que «parlapiê» têm eles, ai lá isso têm!
 
E ficam bem na fotografia, ficam!
Mesmo de verdade!
 
Tupamaro

4 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Tupamaro

    27.01.08

    Sr. Gonçalo Dias

    Agradecemos o tempo e as palavras dedicadas ao nosso texto.
    Agradecemos também a generosidade de nos reconhecer algum conhecimento, apesar de nos atribuir que «sabemos muito pouco».
    O sr. considera que o nosso texto foi «falar mal» e que falámos «do que se pensa saber».
    Por mal dos nossos pecados, ainda não lemos nenhum texto ou comentário do distinto sr. Gonçalo Dias a «falar bem» e «a falar do que sabe», justificando, pelo menos, uma Sexta-feira (6ª.Fª) de APLAUSOS, A CONTRAPONTO da Sexta-feira (6ªfª) de Lamentações deste Blogue.
    Creia que, igualmente, lhe agradeceríamos o seu conhecimento e a sua informação, que em muito contribuiriam, estamos convictos, para a diminuição do que «sabemos muito pouco»; para argumento de «falarmos bem» e falarmos «do que pensávamos NÃO saber»!

    Na verdade, CHAVES - cidade e Região - tem aí gente de sobra a cuidar empenhada, zeloza, competente e apaixonadamente do PASSADO, do PRESENTE, e do FUTURO!

    Na verdade, a demagogia, os disparates, as incompetências, as iniquidades, a presunção do saber (mesmo que «muito pouco»), estão todos armazenados no Tupamaro (e, provavelmente, noutros que « falam do que pensam saber»!

    Mas, sabe, distinto, zelozo e apaixonado flaviense, há mais uma pequenina diferença entre essa gente de sobra, em que o sr. meritoriamente se inclui, e o Tupamaro (e os outros «que falam…») - é que estes últimos têm a espinha direita!

    E, tome bem nota, o Tupamaro (e outros…) GOSTA da “NOSSA TERRA”, e empenha-se, um bocadinho (bem mais do que isso, pode estar certo!), mais do que o sr. e os seus apaniguados!

    Esperamos ler, em breve, (aguardamo-lo com ansiedade), os seus hinos à Cidade de Chaves – talvez lhe sobre alguma estrofe para as ALDEIAS! - e as suas loas aos feitos dos seus «grandes líderes de massas»!

    Atento e grato pelo seu contributo bairrista e cultural

    Tupamaro




  • Sem imagem de perfil

    Gonçalo Dias

    28.01.08

    "E, tome bem nota, o Tupamaro (e outros…) GOSTA da “NOSSA TERRA”, e empenha-se, um bocadinho (bem mais do que isso, pode estar certo!), mais do que o sr. e os seus apaniguados!"
    ...
    Se eu soubesse quem é o tão distinto Tupamaro, tavez pudesse aferir do seu valoroso contributo para o desenvolvimento da nossa Cidade e Concelho, como não sei, (eu e os meus apaniguados) e pressuponho que algum dia viremos a saber, tenho o legítimo direito de concluir que os seus "textos", "lamentos" e comentários, não passam de meras "descargas filosóficas" de escárnio e mal dizer, próprias de quem mais não sabe fazer.

    "... quem sabe faz, quem não sabe ensina..."
  • Imagem de perfil

    Fer.Ribeiro

    28.01.08

    Não quero tomar a defesa do Tupamaro, pois não é caso para isso, nem o Tupamaro precisa de defesas da minha parte. Quero só esclarecer que o Tupamaro tem tido o bom gosto de se dar a conhecer a quem o merece. Eu e a maioria dos autores dos blogues flavienses temos a honra de o conhecer pessoalmente e concerteza que continuaremos a contar com ele na defesa dos valores da nossa terra e da região. Como autor e responsável do blog, a publicação do texto do Tupamaro é da minha responsabilidade. Para mim está identificado. Conheço-lhe o amor interessado pela cidade de Chaves, pelas aldeias e pela região, isso basta-me, quer para o ter como amigo, quer para contar com ele e com a sua colaboração neste blog e na defesa dos verdadeiros interesses de Chaves e da Região.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Sobre mim

    foto do autor

    320-meokanal 895607.jpg

    Pesquisar

    Sigam-me

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

     

     

    19-anos(34848)-1600

    Links

    As minhas páginas e blogs

  •  
  • FOTOGRAFIA

  •  
  • Flavienses Ilustres

  •  
  • Animação Sociocultural

  •  
  • Cidade de Chaves

  •  
  • De interesse

  •  
  • GALEGOS

  •  
  • Imprensa

  •  
  • Aldeias de Barroso

  •  
  • Páginas e Blogs

    A

    B

    C

    D

    E

    F

    G

    H

    I

    J

    L

    M

    N

    O

    P

    Q

    R

    S

    T

    U

    V

    X

    Z

    capa-livro-p-blog blog-logo

    Comentários recentes

    • FJR

      Esta foto maravilhosa é uma lição de história. Par...

    • Ana Afonso

      Obrigado por este trabalho que fez da minha aldeia...

    • FJR

      Rua Verde a rua da familia Xanato!!!!

    • Anónimo

      Obrigado pela gentileza. Forte abraço.João Madurei...

    • Cid Simões

      Boa crónica.

    FB