Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves e os seus artistas

02.10.06 | Fer.Ribeiro

2047-bl.jpg

Há precisamente um ano atrás, Mário Valpaços expunha em Chaves as suas miniaturas de construções e pequenos conjuntos sobre a cidade de Chaves. Era então opinião unânime de que as suas miniaturas mereciam um espaço próprio onde pudessem ser visitadas e apreciadas durante todo o ano.


Um ano já passou e de Mário Valpaços, além de o vermos de vez em quando pela cidade, nada mais se sabe, nem da sua obra.


É ingrata a vida de artista, principalmente quando se é artista na província e não se é alinhado e reconhecido pelos lobbies, grandes ou pequenos, nem reconhecido pelas entidades que deveriam chamar a si os artistas da terra e dar-lhes o apoio ou fazer a merecida divulgação quando necessária.


A obra de Mário Valpaços merecia muito mais que uma exposição para de novo ser fechada entre quatro paredes.


Tal como o fiz há um ano atrás, aqui fica um bocadinho de Mário Valpaços, tal-e-qual ele se apresentava na sua exposição:


“Mário Manuel de Jesus Valpaços, Nasceu em Chaves a 2 de Dezembro de 1949. Actualmente é miniaturista e poeta, actividades estas que veio a descobrir, estando ele adoentado e impossibilitado de praticar a sua actividade de pintor de construção civil. Sentindo saudades da sua profissão, ocorreu-lhe construir uma casa em miniatura, gostou do que fez e logo essa deu início a muitas outras obras. A faceta de poeta foi descoberta anos mais tarde. A solidão em que vivia fez com que sentisse necessidade de falar do seu dia-a-dia, dos seus lamentos, das suas alegrias... nascendo assim o poeta. (...)”


---------------------------------------------


E como hoje o blog está virado para os artistas da terra, aqui fica mais um lugar ou galeria a visitar, um novo blog de um artista flaviense – Rui Rodrigues, pintor e escultor, sobejamente conhecido no mundo artístico e cuja obra fala por si.


Fique atento ao que no seu blog se vai expondo, pois pela certa e para quem é amante de arte, não dará o tempo de visita como perdido. Clik aqui e vá até lá. Claro que a partir de hoje também terá link neste blog na ala dos artistas flavienses.


Até amanhã em Chaves, com ou sem artistas.

1 comentário

Comentar post