Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Os olhares sobre a cidade de Cordonbleu's e Fromoza

08.04.08 | Fer.Ribeiro


.

Já há muitos anos que quando parto de viagem ou de férias, levo sempre a máquina fotográfica comigo. Pelos sítios que vou passando, gosto de ir registando aquilo que mais me atrai, ou me chama a atenção, para mais tarde recordar. São os tais momentos que para sempre ficam registados dos sítios e, mesmo que a memória nos traia, a fotografia é mais ou menos eterna.


 .

.


A curiosidade por ver os registos que levam de Chaves as pessoas que nos visitam, fez com que criasse esta rubrica aqui no blog às terças-feiras. Já têm passado por aqui vários olhares de Chaves, que geralmente vão fotografando aquilo que temos de mais bonito, monumental e significativo, mas nem sempre é assim.

 

Hoje temos uma prova disso mesmo, pois se o que é bonito atrai a objectiva da máquina fotográfica, às vezes é a cor ou o que é feio que mais atrai. Afinal os fotógrafos só fotografam aquilo que está à vista. Não inventam nada.

 

Pois hoje em vez de um olhar convidado de um só autor, temos vários olhares, de dois autores. Do primeiro, o olhar das cores de Chaves, do segundo, ruínas ou vergonhas de Chaves.


 .

.


Estas primeiras fotos são de Cordonbleu’s (nick do flickr) que deu preferência nos seus registos às cores das construções do centro histórico e não só. Claro que são cores e contrates da nossa cidade que não passam despercebidas a ninguém e, se a uns agradam, a outros nem tanto. Eu pessoalmente não desgosto do colorido das nossas casas e construções, embora nalguns casos prefira não me pronunciar ou dormir sobre o assunto, mas admiro sempre a ousadia de quem ousa e, antes coloridas e folclóricas até, do que abandonadas e em ruínas.

.

.

 

Pois as ruínas foi o que atraiu o nosso segundo convidado de hoje, o Fromoza (nick do flickr)  e espante-se, é o seu único registo da cidade de Chaves publicado no flickr. Não estou a censurar o seu autor por isso e pelo seu registo, longe disso, pois gostos são gostos, não são discutíveis e apenas registou livremente aquilo que estava à vista. Critico mais depressa quem permite que estas imagens seja possíveis, ou sejam, os proprietários que deixam que os imóveis cheguem a este estado e as entidades responsáveis que nada fazem para evitar imagens destas, que muitas delas, para além da imagem são um perigo constante para quem passa desprevenido junto a elas.

 

Também eu por aqui não invento nada, apenas vou constatando algumas realidades que até um cego consegue ver.

 

Só falta mesmo, como habitual, deixar o linck para a galeria no flickr dos nossos convidados de hoje.

 

 

Cordonbleu's: aqui

 

Fromoza: aqui

 

 

E enquanto eu não volto de novo, façam o favor de se divertir.

 

Até amanhã, de novo em Chaves, com mais um dos meus olhares.

1 comentário

Comentar post